Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

"Marcelo serviu de adereço a um degradante comício de Bolsonaro"

Joana Mortágua criticou a presença do chefe de Estado no desfile do bicentenário da independência do Brasil, em Brasília, em que Bolsonaro aproveitou para fazer campanha eleitoral.

"Marcelo serviu de adereço a um degradante comício de Bolsonaro"
Notícias ao Minuto

08:40 - 08/09/22 por Notícias ao Minuto

Política Joana Mortágua

A deputada do Bloco de Esquerda Joana Mortágua considerou, na quarta-feira, que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, “serviu de adereço a um deflagrante comício”, do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. 

Em causa está a presença do chefe de Estado no desfile do bicentenário da independência do Brasil, em Brasília, em que Bolsonaro aproveitou para fazer campanha eleitoral, a cerca de três semanas das eleições presidenciais brasileiras. 

“Nas comemorações oficiais do Bicentenário da Independência do Brasil, Marcelo serviu de adereço a um degradante comício de Bolsonaro ao qual nem compareceram os presidentes do Congresso e do Senado”, começou por afirmar, na rede social Twitter, Joana Mortágua.

A deputada destacou ainda a presença de Luciano Hang, “um empresário bolsonarista alvo de buscas” do Supremo Tribunal Federal, “conhecido por apelar aos militares por um golpe de estado”.

“De independência não se ouviu falar, mas nem a comparação de Michelle Bolsonaro com as mulheres dos restantes candidatos causou desconforto ao Presidente português”, criticou.

“Tudo num cenário em que os apoiantes do candidato de extrema direita repetiam o grito ‘imbrochável’ em uníssono com Bolsonaro (que sugeriu aos homens solteiros que encontrassem uma princesa) e vaiavam o seu opositor Lula da Silva. Que triste quadro”, acrescentou.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encontra-se no Brasil, onde irá discursar hoje numa sessão solene comemorativa, no Congresso Nacional brasileiro, em Brasília.

As comemorações do bicentenário da independência do Brasil acontecem quando está em curso a campanha oficial para as eleições presidenciais brasileiras de 2 de outubro, com uma eventual segunda volta em 30 de outubro, às quais são candidatos, entre outros, Jair Bolsonaro e o ex-Presidente Lula da Silva.

O programa do Presidente português no Brasil termina com uma receção à comunidade portuguesa no Navio Escola Sagres, no Rio de Janeiro, na sexta-feira.

Leia Também: Marcelo fala de Portugal e Brasil como "realidades inseparáveis"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório