Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Partidos convergem para alterar na especialidade Lei da Nacionalidade

Os partidos convergiram hoje na vontade de trabalhar em sede de especialidade sobre alterações à Lei da Nacionalidade, nomeadamente a filiação portuguesa após a maioridade e o regime de obtenção de cidadania por via de descendência sefardita.

Partidos convergem para alterar na especialidade Lei da Nacionalidade
Notícias ao Minuto

18:36 - 23/06/22 por Lusa

Política Lei da Nacionalidade

O debate desta tarde na Assembleia da República começou com a apresentação do projeto de lei do PSD, no qual o líder parlamentar, Paulo Mota Pinto, justificou a necessidade de alterar o artigo 14.º - que prevê que a filiação portuguesa estabelecida durante a menoridade é que se reflete na nacionalidade --, sem deixar de acautelar "possíveis fraudes à lei", mas realçando a abertura para, "num trabalho conjunto, aperfeiçoar o regime em sede de especialidade".

"Visa eliminar uma distinção que deve hoje considerar-se injustificável nos critérios para atribuir a nacionalidade a filhos de portugueses, uma matéria que tem muito significado para inúmeros lusodescendentes e para as comunidades portuguesas no estrangeiro", afirmou, sublinhando que este enquadramento "cria situações de injustiça para pessoas que, por muitas razões, só veem reconhecida a filiação de portugueses já na idade adulta".

Sobre esta matéria foram também apresentados projetos de lei do PS, Iniciativa Liberal (IL) e Livre, com a iniciativa socialista exposta pela deputada Alexandra Leitão a preconizar a abertura à filiação também após a maioridade, quando esta ocorre na sequência de processo judicial, após o trânsito em julgado da sentença.

"A filiação estabelecida na menoridade deve ser revisitada à luz do principio da igualdade. Entendemos que se justifica revisitar o regime, dando maior abertura. Tem de se assegurar que o estabelecimento da filiação é feito de forma fidedigna. A lei da nacionalidade é um diploma cuja certeza e segurança jurídicas devem ser especialmente valorizadas", referiu a deputada socialista, com o PCP, através da deputada Alma Rivera, a confirmar que os comunistas iriam acompanhar esta proposta do PS.

Já o projeto de lei da IL, apresentado por Patrícia Gilvaz, defende a revogação deste artigo, com a deputada a explicar que o diploma "é manifestamente mais simples e não cria entraves excessivos", reiterando que o partido "está disponível para dialogar sobre os passos a dar para chegar a bom porto". No mesmo sentido da revogação do artigo 14.º vai o projeto do Livre, com Rui Tavares a notar que "é de pessoas que falamos" relativamente a esta matéria.

Quanto ao projeto de lei do Bloco de Esquerda (BE), o deputado Pedro Filipe Soares defendeu as alterações propostas pelo partido sobre esta lei, indicando a necessidade de corrigir uma "injustiça que é inaceitável", focando-se no reconhecimento da nacionalidade portuguesa a filhos e filhas de emigrantes nascidos em Portugal: "Quem nasce em Portugal tem de ser português ou portuguesa", resumiu.

Finalmente, Inês Sousa Real, do PAN, que submeteu igualmente um projeto de lei a exigir a revogação do referido artigo da Lei da Nacionalidade, defendeu que "esta norma discrimina o filho ou a filha em função do momento de reconhecimento da paternidade", salientando que "mais do que uma questão jurídica, são histórias de vidas".

Em sentido divergente manifestou-se o Chega, que não apresentou qualquer projeto de lei neste âmbito e criticou as posições de maior abertura dos restantes partidos à atribuição da nacionalidade portuguesa.

"A nacionalidade portuguesa não é uma manta de retalhos feita à medida de qualquer um. A bandeira merecia mais respeito. Não apresentamos nenhuma proposta, porque a Lei da Nacionalidade deve ter uma revisão séria e deve ser incluída numa revisão constitucional. Temos de defender Portugal", disse o deputado Bruno Nunes.

Simultaneamente, PCP e Livre apresentaram também projetos de lei com vista a alterar o regime de obtenção de nacionalidade a partir da descendência de judeus sefarditas, sendo que o partido liderado por Rui Tavares propõe o reforço dos elementos que comprovam a ligação efetiva de requerentes ao país e os comunistas defendem mesmo o fim deste regime.

"O facto é que se confirmou uma verdadeira mina de ouro: dezenas de milhares de cidadãos, na maioria sem qualquer relação com Portugal, invocando a descendência sefardita - convenientemente certificada e paga -, obtiveram a nacionalidade em manifesto abuso da lei", adiantou Alma Rivera, finalizando: "O PCP entende que o tempo da reparação já está ultrapassado e o que está em causa é a comercialização da nacionalidade portuguesa".

Leia Também: Regulamento da Nacionalidade pode gerar "dilúvio de queixas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório