Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Vasco Cordeiro diz que geringonça nos Açores "agrava" situação económica

O líder do PS/Açores, Vasco Cordeiro, considerou hoje, na apresentação da sua recandidatura, que a geringonça nacional, socialista, funcionou, e que a dos Açores, de direita, está a "agravar" a situação social e económica do arquipélago.

Vasco Cordeiro diz que geringonça nos Açores "agrava" situação económica
Notícias ao Minuto

14:16 - 13/04/22 por Lusa

Política PS/Açores

"A geringonça nacional resolveu problemas, recuperou económica e socialmente o país. Esta geringonça [nos Açores], está a agravar as circunstâncias sociais e económicas da nossa região. Essa é uma diferença fundamental que faz com que haja degradação das instituições, um clima de desânimo e a uma desilusão", declarou Vasco Cordeiro.

O líder regional socialista, que convocou os órgãos de comunicação social para apresentar a sua recandidatura à liderança do maior partido da oposição nos Açores, considerou que o "sentido político duma [eventual] remodelação está ferido de morte" e "foi completamente desbaratado pelo Governo Regional" e pelo seu líder, José Manuel Bolieiro (PSD).

"Quando existe um partido político que faz parte desta maioria absoluta que sustenta o Governo e diz que tem já o acordo do presidente do Governo quanto a uma remodelação, quando insistiu que tinha essa garantia, quando colocou essa exigência, José Manuel Bolieiro não teria ficado apenas pela declaração que é a ele que compete fazer as remodelações", apontou Vasco Cordeiro, referindo-se ao Chega.

Questionado sobre se avançou para uma recandidatura por falta de alternativa interna, o dirigente referiu que "qualquer militante do PS/Açores pode, poderia ter apresentado a sua candidatura", salvaguardando que "há vários, felizmente, militantes do PS/Açores que, se quisessem e entendessem, teriam condições para serem candidatos".

Quando interrogado sobre se não seria mais fácil para o PS/Açores procurar um novo ciclo político se se tivesse retirado de cena, Vasco Cordeiro declarou que "a resposta a esta pergunta será dada pelas eleições internas".

Para justificar a sua recandidatura, Vasco Cordeiro referiu: "Porque acho que aprendi e porque acho que há ainda mais a aprender. Aprendi, não só com os cargos e funções que exerci, mas aprendi, atrevo-me a dizer, sobretudo com aquilo que o povo açoriano me disse e disse ao PS/Açores em outubro de 2020".

O líder socialista reiterou que o "povo açoriano, é importante não esquecê-lo, não votou pela derrota do PS/Açores", salvaguardando que "o PS venceu as eleições de outubro de 2020".

"Mas o povo açoriano foi claro na sua mensagem de sinalizar descontentamento e cansaço com a forma como o PS/Açores atuava e com a forma como o PS/Açores governava. Foi claro a sinalizar que, mesmo não querendo mudar o PS/Açores para fora do Governo, queria que o PS/Açores mudasse, desde logo, a sua forma de atuar, de se relacionar e de governar", frisou o dirigente.

Vasco Cordeiro acrescenta que se recandidata "porque os Açores não estão, nem podem estar, condenados a este estado de degradação, de desilusão e de desânimo para o qual são diariamente arrastados pelo atual Governo Regional" porque quer "liderar uma alternativa séria, competente, capaz e motivada ao crescente pântano político que se vive atualmente".

"Aquilo que sobra em arrogância e demagogia ao Chega, falta em coragem política ao Governo Regional para pôr toda esta situação em 'pratos limpos', referiu o dirigente.

Segundo Vasco Cordeiro, "a par da degradação das instituições e da desilusão, há, igualmente, um profundo desânimo, um sentimento de que os Açores estão a ficar para trás, fruto das opções deste Governo".

As eleições diretas para a presidência do PS/Açores irão realizar-se nos dias 22 e 23 de abril.

Eleito pela primeira vez em 2013 como líder do PS açoriano, sucedendo a Carlos César, Vasco Cordeiro cumprirá o quarto mandato, se for reeleito.

Em 14 de outubro de 2012, venceu as primeiras eleições legislativas regionais, tendo sido reeleito em 2016.

Em 2020, o PS falhou a maioria absoluta nos Açores, tendo os socialistas perdido o poder para uma coligação de direita pós-eleitoral formada pelo PSD/CDS-PP/PPM, com acordos parlamentares com o Chega e Iniciativa Liberal.

Desde então, o socialista assumiu as funções de líder do Grupo Parlamentar do PS/Açores na Assembleia Legislativa Regional, sendo ainda o primeiro vice-presidente do Comité das Regiões.

Leia Também: Vasco Cordeiro é o único candidato à liderança do PS/Açores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório