Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Ribau Esteves não avança com candidatura à liderança do PSD

Luís Montenegro já adiantou que será candidato. Jorge Moreira da Silva deverá confirmar-se como tal no próximo dia 14 de abril.

Ribau Esteves não avança com candidatura à liderança do PSD
Notícias ao Minuto

11:44 - 04/04/22 por Notícias ao Minuto

Política Ribau Esteves

Ribau Esteves anunciou, esta segunda-feira, em conferência de imprensa, que não será candidato à liderança do PSD. Na declaração, o presidente da Câmara Municipal de Aveiro considerou que o partido "está cansado de lutas e há um elevado nível de desmobilização e de apatia dos seus militantes"

O autarca assumiu que "não conseguiu" estruturar "na totalidade do território nacional uma equipa de combate para ganhar as eleições diretas de 28 de maio". 

"Não me interessa, a mim nem ao PSD, disputas para marcar posição ou para ser notícia", adiantou, acrescentando que apenas "interessa lutar para ganhar e abrir um processo radicalmente novo" na vida do partido. 

"Assumirei um trabalho ativo numa tendência de puxar o PSD para ser um partido verdadeiramente popular e verdadeiramente social-democrata e fá-lo-ei com ativismo de dimensão nacional e com trabalho regular", sustentou.

"Quero agradecer a todos os muitos que me manifestaram o seu apoio, muitos deles que não conheço, porque por sua iniciativa me facultaram essa sua perspetiva, mas a verdade é que é preciso mais tempo e mais trabalho para termos uma alternativa forte dentro do PSD", afirmou ainda.

De lembrar que Ribau Esteves, disse, no passado dia 29, que o anúncio da candidatura de Luís Montenegro à liderança do PSD "não tem nada de novo, porque anda em campanha há muitos anos". Em declarações à Lusa, disse que a sua própria decisão de se candidatar a líder do PSD "estava tomada", tendo-a hoje anunciado. 

Na corrida à liderança social-democrata está Luís Montenegro e Jorge Moreira da Silva deverá anunciar a sua candidatura numa declaração que fará no próximo dia 14 de abril.

Questionado sobre um possível apoio a Moreira da Silva, o antigo secretário-geral do PSD durante a liderança de Luís Filipe Menezes disse que é uma hipótese que irá ponderar. "Temos afinidades de gestão política há muitos anos e, portanto, pensarei sobre essa matéria com mais diálogo com ele, como já tive nestas duas semanas e, portanto, é seguramente uma hipótese que ponderarei", afirmou Ribau Esteves.

Esta será a segunda vez que Luís Montenegro se candidata à liderança do PSD, depois de ter disputado a presidência do partido em janeiro de 2020, perdendo para o atual presidente, Rui Rio. Nessa ocasião, obrigou Rio a uma inédita segunda volta no PSD (Miguel Pinto Luz foi o terceiro candidato que se ficou pela primeira volta, com cerca de 9,5% dos votos) e conseguiu 47% dos votos.

O atual presidente do PSD, que ocupa o cargo desde janeiro de 2018, já anunciou que deixará a liderança do partido depois da derrota nas legislativas de 30 de janeiro. As eleições diretas para escolher o seu sucessor foram marcadas em Conselho Nacional para 28 de maio e o Congresso vai realizar-se entre 1 e 3 de julho, no Porto.

[Notícia atualizada às 14h15]

Leia Também: Ribau Esteves diz que Montenegro "está em campanha há anos" para PSD

Recomendados para si

;
Campo obrigatório