Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

PSD. Reunião magna abriu às 21h42 com o lema 'Portugal ao Centro'

O 39.º Congresso do PSD arrancou hoje pelas 21h42, com mais de meia hora de atraso, sob o lema "Portugal ao Centro" e com vários avisos sanitários nos painéis eletrónicos.

PSD. Reunião magna abriu às 21h42 com o lema 'Portugal ao Centro'
Notícias ao Minuto

21:57 - 17/12/21 por Lusa

Política PSD/Congresso

Rui Rio fez uma entrada discreta na sala cerca das 21h40, com a grande sala do Europarque com menos de metade dos lugares ocupados e os congressistas presentes a aplaudirem e a gritarem "PSD, PSD".

Inicialmente, a reunião estava prevista para a Feira Internacional de Lisboa, mas o aumento de casos de covid-19 levou a direção a transferir, com semana e meia de antecedência, a reunião para o Europarque, em Santa Maria da Feira (Aveiro), por oferecer mais condições de segurança sanitária, além de o espaço ser muito mais barato.

O lema principal que se vê nas mesas dos órgãos nacionais é "Portugal ao Centro", o título da moção de Rui Rio em 2020 e que foi ligeiramente alterado nas recentes diretas de 27 de novembro para "Governar Portugal ao Centro".

Nos painéis eletrónicos, em cor de laranja, figuram também vários avisos relacionados com a covid-19: "Obrigatório o uso de máscara", "mantenha a distância", "mantenha o lugar" ou "desinfete as mãos com frequência" são alguns dos alertas aos congressistas.

O 39.º Congresso do PSD contará com 960 delegados, cerca de 160 participantes e 400 observadores.

Antes do arranque do Congresso, a seleção musical foi variada e andou entre vários hinos de campanha do PSD, mas também temas como "Heroes" de David Bowie ou "Blowin' in the wind" de Bob Dylan e até alguns 'hits' natalícios.

Para aceder à sala do Europarque onde decorre o Congresso do PSD até domingo, todos os congressistas e elementos da comunicação social tiveram de apresentar um teste negativo à covid-19, além de serem verificados os certificados digitais e o uso de máscara.

O primeiro dia do 39.º Congresso deverá ficar marcado pelo discurso de abertura do presidente reeleito, Rui Rio, que derrotou Paulo Rangel em eleições diretas em 27 de novembro por 52,4% dos votos.

Leia Também: Rio considera "normal" haver "muitas listas" para o Conselho Nacional

Recomendados para si

;
Campo obrigatório