Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Há muitos mais candidatos do que lugares. Portanto, dá sempre discussão"

As listas do PSD para as eleições legislativas do próximo ano foram um dos temas no frente-a-frente, desta quinta-feira, entre Manuela Ferreira Leite e Fernando Medina. De acordo com a social-democrata, "o PSD plural sempre foi e é exatamente porque é plural que, por vezes, tem discussões".

"Há muitos mais candidatos do que lugares. Portanto, dá sempre discussão"
Notícias ao Minuto

23:40 - 09/12/21 por Notícias ao Minuto

Política Manuela Ferreira Leite

As listas do PSD para as próximas eleições legislativas - de 30 de janeiro de 2022 - foram um dos temas abordados no espaço de comentário de Manuela Ferreira Leite e Fernando Medina, esta quinta-feira à noite, na CNN Portugal. "O PSD plural sempre foi e é exatamente porque é plural que, por vezes, tem discussões", começou por salientar a social-democrata. 

"Por exemplo, na elaboração de listas, lembro-me apenas de um partido onde não costuma haver essas discussões", atirou, acrescentando: "Não é, seguramente, no PSD, felizmente"

Para a ex-líder do partido, "quem tem que escolher de entre muitos apenas alguns por força cria desconforto, no mínimo, em relação àqueles que não são escolhidos". A elaboração das listas "é um processo de escolha em que há muitos mais candidatos do que lugares e, portanto, dá sempre discussão"

"Acho que é louvável, que é saudável, que haja essa discussão. [...] As listas foram elaboradas, foram sujeitas a uma votação num órgão do partido. O Conselho Nacional era contra o Rio e, mesmo assim, deu-lhe 71% dos votos. Portanto, não foi assim essa divergência como se quer dizer", fez ainda questão de frisar Manuela Ferreira Leite. 

De lembrar que a deputada Sofia Matos será cabeça de lista do PSD pelo Porto e o deputado e médico Ricardo Baptista Leite por Lisboa. André Coelho Lima, vice-Presidente da Comissão Política Nacional do PSD, será o cabeça de lista por Braga, enquanto Adão Silva, líder parlamentar, encabeça a lista por Bragança. 

Já o presidente do PSD, Rui Rio, vai voltar a ser o 'número dois' na lista de candidatos a deputados do partido pelo Porto, tal como em 2019, num sinal de que quer "valorizar os mais jovens". O partido anunciou os seus cabeças de lista pelos 22 círculos eleitorais às legislativas, dos quais 11 são novos em relação a 2019, o que representa uma renovação de 50%.

Dos 79 deputados eleitos pelo PSD em 2019, 28 estão fora das listas de candidatos a deputados para as legislativas, a que se somam outros quatro indicados em lugar inelegível, o que corresponde a 40% do total.

Leia Também: PSD revela cabeças de lista às Legislativas e há nomes (bem) conhecidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório