"Há muitos mais candidatos do que lugares. Portanto, dá sempre discussão"

As listas do PSD para as eleições legislativas do próximo ano foram um dos temas no frente-a-frente, desta quinta-feira, entre Manuela Ferreira Leite e Fernando Medina. De acordo com a social-democrata, "o PSD plural sempre foi e é exatamente porque é plural que, por vezes, tem discussões".

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
09/12/2021 23:40 ‧ 09/12/2021 por Notícias ao Minuto

Política

Manuela Ferreira Leite

As listas do PSD para as próximas eleições legislativas - de 30 de janeiro de 2022 - foram um dos temas abordados no espaço de comentário de Manuela Ferreira Leite e Fernando Medina, esta quinta-feira à noite, na CNN Portugal. "O PSD plural sempre foi e é exatamente porque é plural que, por vezes, tem discussões", começou por salientar a social-democrata. 

"Por exemplo, na elaboração de listas, lembro-me apenas de um partido onde não costuma haver essas discussões", atirou, acrescentando: "Não é, seguramente, no PSD, felizmente"

Para a ex-líder do partido, "quem tem que escolher de entre muitos apenas alguns por força cria desconforto, no mínimo, em relação àqueles que não são escolhidos". A elaboração das listas "é um processo de escolha em que há muitos mais candidatos do que lugares e, portanto, dá sempre discussão"

"Acho que é louvável, que é saudável, que haja essa discussão. [...] As listas foram elaboradas, foram sujeitas a uma votação num órgão do partido. O Conselho Nacional era contra o Rio e, mesmo assim, deu-lhe 71% dos votos. Portanto, não foi assim essa divergência como se quer dizer", fez ainda questão de frisar Manuela Ferreira Leite. 

De lembrar que a deputada Sofia Matos será cabeça de lista do PSD pelo Porto e o deputado e médico Ricardo Baptista Leite por Lisboa. André Coelho Lima, vice-Presidente da Comissão Política Nacional do PSD, será o cabeça de lista por Braga, enquanto Adão Silva, líder parlamentar, encabeça a lista por Bragança. 

Já o presidente do PSD, Rui Rio, vai voltar a ser o 'número dois' na lista de candidatos a deputados do partido pelo Porto, tal como em 2019, num sinal de que quer "valorizar os mais jovens". O partido anunciou os seus cabeças de lista pelos 22 círculos eleitorais às legislativas, dos quais 11 são novos em relação a 2019, o que representa uma renovação de 50%.

Dos 79 deputados eleitos pelo PSD em 2019, 28 estão fora das listas de candidatos a deputados para as legislativas, a que se somam outros quatro indicados em lugar inelegível, o que corresponde a 40% do total.

Leia Também: PSD revela cabeças de lista às Legislativas e há nomes (bem) conhecidos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas