Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Cotrim de Figueiredo: "Podemos ter espírito reformista que o PSD perdeu"

João Cotrim de Figueiredo afirmou que a Iniciativa Liberal é o partido de "alternativa" ao bloco central e admitiu estar disponível para negociar.

Cotrim de Figueiredo: "Podemos ter espírito reformista que o PSD perdeu"
Notícias ao Minuto

22:32 - 06/12/21 por Notícias ao Minuto

Política Iniciativa Liberal

Para o atual líder da Iniciativa Liberal, segundo as sondagens, não existe indicação de que possa haver uma maioria do PS e, por isso, "se todos os partidos que são alternativa ao PS fizerem o seu trabalho durante a campanha é possível que haja condições para dia 30 de janeiro à noite" se possam sentar e dialogar.

"O que temos dito é que estamos disponíveis para poder negociar", indicou Cotrim Figueiredo no programa Polígrafo, da SIC.

Sobre a recente vitória de Rui Rio, Cotrim foi claro: "o mais importante não é o resultado eleitoral da iniciativa liberal, o mais importante é criar as condições para que Portugal se torne um país mais liberal".

"Isso pode acontecer com eleições diferentes da IL (eleições de outros partidos de direita como o PSD) sempre e quando, o projeto político que pode vir a liberalizar Portugal se torne possível", apontou. 

O líder liberal afirma assim que são o partido de "alternativa" ao bloco central que Rui Rio tem defendido. Mas assume disponibilidade para negociações com a direita. 

Comentou ainda o desprezo de Rui Rio em relação aos votos dos pequenos partidos de direita dizendo que eles são o "voto útil" da direita e planeiam poder "ter o espírito reformista que o PSD perdeu".

Na moção ao Congresso da Iniciativa Liberal "Preparados para liberalizar Portugal 2022", que será apresentada sábado e domingo em Lisboa, João Cotrim Figueiredo assume-se "como sendo de ambição realista" alcançar "4,5% dos votos a nível nacional" e a "eleição de cinco deputados, nos distritos de Lisboa e Porto e com possibilidades também em Braga, Setúbal e Aveiro".

No Polígrafo SIC disse ainda que, caso não consiga o objetivo de eleger os deputados a que se propõe, estará sempre disponível para ajudar o partido incluindo "sair da frente".

Leia Também: Moção de Cotrim Figueiredo assume objetivo de eleger cinco deputados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório