Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Quem ganhou na sua câmara municipal e junta de freguesia? Consulte aqui

Saiba como ficaram os resultados das eleições autárquicas na sua câmara municipal e respetiva junta de freguesia.

Quem ganhou na sua câmara municipal e junta de freguesia? Consulte aqui
Notícias ao Minuto

08:48 - 27/09/21 por Beatriz Vasconcelos com Lusa

Política Autárquicas

A noite eleitoral de domingo foi longa, com suspense até ao fim, num dia em que mais de 9,3 milhões de eleitores foram chamados a eleger os dirigentes de quase quatro mil autarquias locais. 

Já sabe quem ganhou na sua autarquia e junta de freguesia? Pode consultar aqui os resultados nas várias regiões do país, selecionando o distrito, o concelho e a respetiva freguesia que pretende consultar.

Também pode consultar neste artigo a lista dos 302 presidentes de câmara eleitos nas eleições autárquicas de domingo, segundo os resultados provisórios publicados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

Vale, contudo, sublinhar que em seis dos 308 concelhos do país não estavam ainda apurados, às 06h00 de hoje, os resultados da votação e, por isso, não estavam ainda indicados os nomes dos presidentes da câmara eleitos em Águeda, Mogadouro, Amarante, Montijo, Ponte de Lima e Funchal.

Sete câmaras que sempre tinham sido 'fiéis' trocaram de cor política

Sete câmaras municipais trocaram de partido no domingo pela primeira vez desde 1976, mas há 24 que se mantêm fiéis à mesma cor política desde as primeiras eleições autárquicas democráticas.

A principal surpresa da noite aconteceu em Lisboa: o social-democrata Carlos Moedas foi eleito presidente da Câmara Municipal da capital, com 34,25% dos votos, nas eleições autárquicas de domingo, 'roubando' a autarquia ao PS, que liderou o executivo autárquico da capital nos últimos 14 anos.

As eleições autárquicas decorreram sem incidentes de maior e apenas com pequenas situações que se foram resolvendo ao longo do dia, afirmou à agência Lusa o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Mais de 9,3 milhões de eleitores foram chamados a eleger os dirigentes de quase quatro mil autarquias locais. Portugal tem 9.323.688 eleitores inscritos, menos do que nas autárquicas anteriores, em 2017, em que estavam registados pouco mais de 9,4 milhões.

De entre os inscritos, 29.814 são cidadãos estrangeiros, 13.924 dos quais naturais de Estados-membros da União Europeia e 15.890 de países terceiros, nomeadamente Cabo Verde, Brasil, Reino Unido e Venezuela.

A estas eleições apresentaram-se cerca de 12.370 listas candidatas, das quais cerca de 1.035 são de grupos de cidadãos eleitores, segundo uma estimativa da CNE. O total das mesas eleitorais foi de 13.821, o que correspondeu a uma média de 675 eleitores por mesa.

Leia Também: Hoje é notícia: Moedas mete Medina no bolso; Arranca megacentro de dados 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório