Meteorologia

  • 29 NOVEMBRO 2021
Tempo
11º
MIN 9º MÁX 16º

Edição

Autárquicas: Mesas de voto encerraram nos Açores

As mesas de voto para as eleições autárquicas encerraram nos Açores às 20:00 locais de hoje, uma hora depois de terem encerrado no continente e na Madeira, devido à diferença horária.

Autárquicas: Mesas de voto encerraram nos Açores

Até às 16:00, a afluência às urnas situava-se em 42,34%, abaixo do valor registado há quatro anos, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI).

Comparando com as últimas eleições autárquicas, que se realizaram em 01 de outubro de 2017, a afluência às urnas baixou: há quatro anos, até à mesma hora, tinham votado 44,39% dos eleitores.

Segundo os números divulgados pelo MAI, até às 12:00, 20,94% dos eleitores exerceram o seu direito de voto, ou seja, mais de 1,86 milhões de pessoas, mas também abaixo dos 22% registados em 2017.

Mais de 9,3 milhões de eleitores (9.323.688 cidadãos inscritos) foram chamados a votar nas eleições autárquicas, segundo os dados do recenseamento disponibilizados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI).

As eleições autárquicas elegem os presidentes de Câmara e de Assembleias Municipais dos 308 municípios do país e ainda os 3.091 executivos das juntas de freguesia (na ilha do Corvo, nos Açores, o concelho com menos eleitores, o executivo municipal desempenha também as competências atribuídas à freguesia).

No entanto, em 22 freguesias com 150 ou menos eleitores os seus autarcas de freguesia só serão escolhidos num plenário de cidadãos que será agendado nos próximos dias, pelo que hoje os cidadãos destas localidades apenas votaram para os municípios.

Leia Também: Autárquicas AO MINUTO: Empate em Lisboa, Rui Moreira vence no Porto

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório