Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 21º

Sucessão de António Costa "não se coloca". "É um não assunto"

A socialista Edite Estrela rejeitou que a palavra 'tabu' venha a caracterizar o Congresso do Partido Socialista que decorre este fim de semana em Portimão. Defendeu ainda que a sucessão de António Costa é um "não assunto" no partido.

Sucessão de António Costa "não se coloca". "É um não assunto"
Notícias ao Minuto

10:34 - 28/08/21 por Melissa Lopes

Política Congress/PS

Edite Estrela apontou, em declarações à RTP, que o Congresso do PS vai ficar marcado pelas palavras "recuperação económica", "investimento público", "resolução dos problemas dos portugueses e das portuguesas", "combate às alterações climáticas", "combate às desigualdades", rejeitando a ideia de que será "tabu" a caracterizar a reunião magna dos socialistas, no Algarve. 

"Haverá muitos temas que vão marcar este Congresso, um Congresso que antecipa as eleições autárquicas", disse.  

Para a socialista, a palavra 'tabu' não vai fazer parte do Congresso socialista. "Não, de maneira nenhuma. Nunca essa palavra fez parte do meu vocabulário e muito menos do vocabulário do PS". 

Quanto à discussão em torno do rumo futuro da liderança do PS, Edite Estrela arrumou a questão: "Acho que não está em causa, neste momento, a sucessão. O sucessor de António Costa é o próprio António Costa".

Em relação aos nomes que estão na mesa do Congresso, "acho que são mais de quatro [Pedro Nuno Santos, Mariana Vieira da Silva, Ana Catarina Mendes e Fernando Medina], não são apenas quatro". Esses quatro, disse, fariam parte independentemente das conotações que lhes queiram atribuir. Estão ali por direito próprio, pelos cargos que desempenham no PS, pelas suas características, por mérito próprio". 

Edite Estrela enfatizou ainda que a sucessão de António Costa é um "não assunto" neste momento.

"António Costa está bem e de saúde. É um primeiro-ministro em quem os portugueses confiam e de quem Portugal precisa neste momento difícil". Perante a insistência do jornalista, a socialista questionou: "Mas quem é que fala desse assunto? No PS não se tem falado nesse assunto" e antecipou que esse não será um tema no Congresso. 

Leia Também: PS continua a 'sorrir' à Esquerda e lança campanha autárquica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório