Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Há "urgência em vincular" os profissionais de saúde no SNS, alerta BE

Catarina Martins alertou que é esperado um agravamento da pandemia ainda em agosto e que é necessário também garantir a prestação de cuidados de saúde não-Covid no Serviço Nacional de Saúde.

Há "urgência em vincular" os profissionais de saúde no SNS, alerta BE
Notícias ao Minuto

11:36 - 19/07/21 por Notícias ao Minuto

Política BE

Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), defendeu, esta segunda-feira, que é urgente vincular os profissionais de saúde que foram contratados a termo recentemente pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

"Há muitos profissionais a termo que foram contratados que devem ser vinculados. A questão da Covid-19 não vai desaparecer agora. Como é sabido, as autoridades europeias estão a prever um novo pico ainda em agosto e, portanto, vamos precisar de mais profissionais", começou por argumentar a líder bloquista, em declarações aos jornalistas, esta manhã, à margem de uma visita ao Hospital Garcia de Orta, em Almada. 

Mais, para Catarina Martins, a vinculação destes profissionais é também essencial para garantir a prestação de cuidados não-Covid.

"[Nestes serviços] há atrasos e muito trabalho por fazer e, por isso, tem de haver esta urgência de vincular já estes profissionais que estão com contratos precários, mas de que o SNS precisa muito", acrescentou. 

A dirigente partidária sublinhou ainda que estes profissionais de saúde merecem também vínculos laborais como uma forma de "reconhecimento" pelo trabalho que tem prestado, num momento em que se caminha para dois anos de pandemia, marcada por uma enorme pressão sobre os trabalhadores da saúde e pela impossibilidade destes em gozarem férias. 

"Estes profissionais estão verdadeiramente exaustos e merecem um reconhecimento claro de um contrato que não seja precário e de uma valorização da sua carreira", alertou a bloquista, dizendo esperar deixar um "apelo muito claro ao Governo" sobre esta matéria e sobre a necessidade dos apoios sociais, considerando que o país ainda se encontra numa situação "muito frágil". 

BE apresenta diploma esta semana para ampliar Garcia de Orta

O grupo parlamentar bloquista vai apresentar esta semana um diploma para a ampliação do Hospital Garcia de Orta, sustentando a decisão com a necessidade de investimento nesta unidade de saúde que serve o dobro da capacidade prevista.

"Apresentaremos ainda esta semana no parlamento um projeto, precisamente, para que haja investimento para a ampliação do Garcia de Orta", confirmou, também em declarações aos jornalistas, Catarina Martins.

A dirigente bloquista esclareceu ainda que o projeto de ampliação - que existe, mas não tem início previsto - "é muito importante", já que o Garcia de Orta foi projetado para "servir uma população de 150 mil pessoas", no entanto, atualmente recebe mais do dobro desse número.

"Vivemos aqui o problema, em Almada, com o Garcia de Orta, que tem vivido, aliás, todo o distrito de Setúbal, da falta de investimentos previsto para esta região. A ampliação do Hospital Garcia de Orta não está prevista neste momento, temos um programa de recuperação, a promessa de investimento, nomeadamente, na saúde, mas é preciso não esquecer zonas com uma enorme pressão populacional", sustentou.

Catarina Martins não especificou o tipo de diploma que vai ser apresentado na Assembleia da República.

Leia Também: Bloco vai "negociar" com o Governo Orçamento do Estado para 2022

Recomendados para si

;
Campo obrigatório