Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Autárquicas. Quatro candidatos repetentes avançam para eleições em Aveiro

Os quatro candidatos conhecidos à Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, Manuel Sousa, Nelson Peralta e Miguel Viegas, são todos "repetentes", com os respetivos partidos e coligações a evitar novos candidatos.

Autárquicas. Quatro candidatos repetentes avançam para eleições em Aveiro
Notícias ao Minuto

17:18 - 05/06/21 por Lusa

Política Autárquicas

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, recandidata-se ao terceiro mandato pela coligação PSD/CDS-PP/PPM, naquele que será o último, se for eleito, na Câmara de Aveiro, tal como já havia feito no vizinho concelho de Ílhavo.

O engenheiro zootécnico, de 55 anos, terá a disputar-lhe a presidência do executivo municipal, pelo menos, os também já seus adversários de 2017 Manuel Oliveira de Sousa (PS), Nelson Peralta (BE), Miguel Viegas (CDU).

Na área socialista, Manuel Sousa, professor do ensino secundário e presidente da comissão política concelhia do PS, recandidata-se para "uma autarquia mais próxima, pela renovação de serviços e por uma cidade nova, amiga das pessoas".

Manuel de Sousa quer "maior proximidade às pessoas", a "renovação de serviços" e "acabar com a gentrificação do centro citadino".

O atual deputado do BE Nelson Peralta é outro dos que repetem a candidatura à Câmara de Aveiro, para "travar a maioria absoluta da coligação da direita".

Propõe-se ser "uma voz ativa na luta pelos serviços públicos, pelo direito à habitação, pela justiça fiscal e pelo combate às alterações climáticas".

Miguel Viegas concorre pela terceira vez à Câmara de Aveiro, pela CDU, defendendo a "urgência de uma mudança", tendo em conta o "completo desfasamento" da Câmara liderada por Ribau Esteves face "os grandes desafios do presente e do futuro".

"A coligação PSD/CDS/PPM apresenta-se a eleições com obras, como estradas, pavimentações, pontes, parques de estacionamento, quando as evidências científicas indicam a direção oposta", critica.

Nas eleições autárquicas de 2017 a coligação PSD/CDS/PPM ganhou a Câmara com 48,52% dos votos e seis mandatos, o PS obteve 30,97% dos votos e três mandatos, enquanto o Bloco de Esquerda foi a terceira força política mais votada, com 6,81% dos votos, mas sem nenhum vereador eleito.

O Município de Aveiro, de acordo com a informação reportada a 2019 que consta na base de dados Pordata, tem 78.325 habitantes, sendo 65,9% em idade ativa, ou seja, entre os 15 e os 64 anos, e o envelhecimento da população é inferior à media nacional: 143 idosos por cada 100 jovens, quando no país a taxa é de 161 idosos para cada centena de jovens.

Leia Também: Autárquicas. Rio defende que "é vital" aumentar eleitos locais do partido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório