Meteorologia

  • 24 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 20º

Saída da 'lista verde'? "Não basta que o MNE diga que é inaceitável"

A comentadora da TVI exige explicações ao ministro dos Negócios Estrangeiros.

Saída da 'lista verde'? "Não basta que o MNE diga que é inaceitável"
Notícias ao Minuto

08:57 - 04/06/21 por Notícias ao Minuto

Política Manuela Ferreira Leite

Manuela Ferreira Leite usou do seu espaço de comentário na TVI24 para revelar ter "muita dificuldade em interpretar" a decisão "tão repentina" do Reino Unido de retirar Portugal da 'lista verde' de países seguros no que toca à Covid-19.

A comentadora considera que ainda "há oito dias tivemos um evento com equipas inglesas" em Portugal, que até gerou "bastante polémica" e nessa altura os britânicos não tiveram dúvidas em considerar que o país era seguro. Por isso, diz Manuela Ferreira Leite, "não me atravessa o espírito que não tenha havido algum tipo de contrato de relacionamento diplomático entre os dois países".

"Gostava de saber, sinceramente, qual é que foi o contrato que levou a que nós tivéssemos aceite uma situação destas relativamente a duas equipas inglesas", para que o país tivesse sido considerado "relativamente seguro para receber milhares de adeptos ingleses para Portugal" e "passado pouco tempo, sem nenhuma explicação, ou pelo menos não muito forte, se tome uma medida que se sabe que é muito contrária aos interesses do país", afirmou.

Segundo a economista, "independentemente do Reino Unido ter saído da União Europeia, isso não invalida que haja relações diplomáticas e que os interesses dos dois países sejam postos em cima da mesa". Mais. Para Ferreira Leite "se aceitámos isto sem contrapartidas, isso deixa-nos numa situação bastante humilhante".

"O ministro dos Negócios Estrangeiros não pode ter sido apanhado desprevenido como nós", afirma, referindo estar a aguardar explicações por parte do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. "Isto não se resolve com um tweet", atirou.

"Não basta que o ministro dos Negócios Estrangeiros diga que é inaceitável, é necessário que tome qualquer tipo de atuação, ou então a diplomacia não está a funcionar e não percebo porque é que há um ministro dos Negócios Estrangeiros. Ou há uma explicação ou não há explicação nenhuma e estamos com um ministério sem conteúdo", sublinhou a comentadora.

Leia Também: Portugal retirado da 'lista verde' do Reino Unido

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório