Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal retirado da 'lista verde' do Reino Unido

Decisão surge após o aumento de casos das últimas semanas.

Portugal retirado da 'lista verde' do Reino Unido
Notícias ao Minuto

14:04 - 03/06/21 por Tomásia Sousa

País Covid-19

Portugal foi retirado da 'lista verde' do Reino Unido de países seguros para viajar, após o aumento de casos das últimas semanas, avança a BBC.

Por outro lado, nenhum país foi adicionado a essa lista.

A decisão foi tomada esta manhã numa reunião sobre a evolução da situação epidemiológica dos países e deverá ser anunciada esta tarde pelo governo britânico.

Assim sendo, Portugal integrará agora a 'lista amarela', o que significa que, para viajarem para cá, além do teste antes da partida, os britânicos voltam a ser testados mais duas vezes no regresso ao Reino Unido: no segundo e no oitavo dia após as férias. Além disso, devem ficar em quarentena em casa ou num hotel durante dez dias.

Embora não seja proibido viajar para um destino da 'lista amarela', é fortemente desencorajado. 

As alterações só deverão entrar em vigor na próxima semana, o que dá alguma margem para que os turistas britânicos atualmente em Portugal possam ainda regressar sem estarem sujeitos a cumprir quarentena.

Ontem à tarde, o jornal The Guardian destacava a preocupação do governo britânico com o aumento da taxa de incidência em Portugal que, ainda assim, se prepara para suspender ainda mais restrições, incluindo permitir que os restaurantes permaneçam abertos até depois da meia noite.

Apenas quem viaja para os países que constam da 'lista verde' pode voltar ao Reino Unido sem ter de estar em quarentena, embora devam fazer um teste à Covid-19 antes de viajar e dois dias após o regresso.

Já quem viaja para os mais de 30 países da 'lista vermelha' tem, além dos testes, de cumprir obrigatoriamente a quarentena num dos hotéis designados, a um custo que ultrapassa os dois mil euros por adulto. 

[Notícia atualizada às 15h00]

Leia Também: AO MINUTO: Vacinação passa 2 mil milhões. Vírus ajudou a deixar de fumar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório