Meteorologia

  • 19 MAIO 2021
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

PS avança esta semana com mecanismo parlamentar para fiscalizar execução

A líder da bancada do PS anunciou hoje que apresentará esta semana uma proposta para que se crie um mecanismo de controlo parlamentar que fiscalize e acompanhe a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

PS avança esta semana com mecanismo parlamentar para fiscalizar execução
Notícias ao Minuto

12:19 - 13/04/21 por Lusa

Política PRR

Esta posição foi transmitida à agência Lusa por Ana Catarina Mendes após o Grupo Parlamentar do PS ter sido recebido em audiência pelo ministro do Planeamento, Nelson de Souza, antes de o Governo entregar em Bruxelas a versão definitiva do PRR, depois de este documento ter estado em consulta pública.

A bancada socialista, para evitar multiplicar grupos de trabalho de âmbito parlamentar e para simplificar o processo político na Assembleia da República, pretende que a já existente comissão eventual para o acompanhamento da covid-19 alargue o seu objeto de trabalho ao acompanhamento e fiscalização do PRR.

"Ainda esta semana, o Grupo Parlamentar do PS vai apresentar uma proposta para que haja um mecanismo de controlo parlamentar de execução do PRR. É preciso que não se perca a oportunidade única e extraordinária que este PRR pode trazer para o país, não apenas na dimensão financeira, mas também no que toca à modernização da nossa sociedade e da nossa economia", declarou à agência Lusa Ana Catarina Mendes.

A presidente do Grupo Parlamentar do PS recusou depois que a existência de mais um mecanismo de controlo do PRR, desta vez na órbita da Assembleia da República, possa dificultar a execução do programa, que tem de estar concluída até 2026.

"Pelo contrário, trata-se de assumir a fiscalização dos atos do Governo. Mas também é bom não esquecer que o PRR já prevê uma comissão de acompanhamento - uma proposta apresentada pelo Governo", apontou.

Ainda em defesa da posição do PS, Ana Catarina Mendes considera que no seio do parlamento deve haver também fiscalização do PRR, "até porque a execução do plano se estende para além da atual legislatura".

"Faz sentido que haja um controlo político por parte do parlamento em relação à execução de projetos de grande envergadura", justificou.

Em relação ao PRR que em breve o Governo entregará em Bruxelas, a presidente do Grupo Parlamentar do PS destacou que o plano "foi muito debatido na sociedade e recebeu um conjunto assinalável de contributos que serão integrados".

Entre esses contributos que resultaram do recente período de discussão pública, Ana Catarina Mendes assinalou a autonomização do pilar do mar e a da cultura.

"Este PRR terá uma grande importância na transformação da economia em Portugal e também no nosso paradigma empresarial, apostando mais nas novas tecnologias, na digitalização e na transição climática", acrescentou.

[Notícia atualizada às 12h49]

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório