Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

PS/Algarve aprova lista de candidatos às câmaras da região

O PS já escolheu os 16 cabeças-de-lista concorrentes às eleições autárquicas deste ano no Algarve, com mais de metade dos candidatos a apresentarem-se a votos pela primeira vez, foi hoje anunciado.

PS/Algarve aprova lista de candidatos às câmaras da região
Notícias ao Minuto

14:55 - 01/04/21 por Lusa

Política PS

Os candidatos socialistas às Câmaras algarvias foram aprovados por aclamação na reunião da comissão política da Federação do PS/Algarve realizada na quarta-feira à noite por videoconferência.

Os socialistas optaram por recandidatar todos os nove presidentes de Câmara que dispõem na região: Osvaldo Gonçalves (Alcoutim), José Gonçalves (Aljezur), Luís Encarnação (Lagoa), Hugo Pereira (Lagos), Vítor Aleixo (Loulé), António Pina (Olhão), Isilda Gomes (Portimão), Vítor Guerreiro (São Brás de Alportel) e Ana Paula Martins (Tavira).

Em Vila do Bispo, os socialistas indigitaram a atual vice-presidente, Rute Silva, para cabeça de lista, uma vez que o presidente, Adelino Soares, está impedido de se recandidatar por ter atingido o número permitido de mandatos (três).

Para disputar as cinco câmaras sob presidência social-democrata, o PS/Algarve escolheu: Ricardo Clemente (Albufeira), Rosa Nunes (Castro Marim), João Marques (Faro), Paulo Alves (Monchique) e Álvaro Araújo (Vila Real de Santo António).

Em Silves, Luís Guerreiro foi o escolhido pelo PS para disputar o único município com presidência comunista no Algarve.

Dos atuais nove presidentes socialistas de Câmaras do Algarve, apenas cincos voltam a encabeçar as listas para um novo mandato - Osvaldo Gonçalves (Alcoutim), Vítor Aleixo (Loulé), António Pina (Olhão), Isilda Gomes (Portimão) e Vítor Guerreiro (São Brás de Alportel).

Os restantes quatros autarcas em funções apresentam-se pela primeira vez como candidatos diretos ao cargo que assumiram em substituição dos autarcas eleitos, casos de José Gonçalves (Aljezur), Luís Encarnação (Lagoa), Hugo Pereira (Lagos) e Ana Paula Martins (Tavira).

Nos concelhos de Faro, Silves, Castro Marim e Vila Real de Santo António, os candidatos que não desempenham cargos autárquicos concorrem também pela primeira vez, ao contrário do que sucede nos municípios de Albufeira e de Monchique, onde os socialistas mantêm os cabeça de lista de há quatro anos.

Em declarações à agência Lusa, o líder do PS/Algarve, Luís Graça, indicou que a lista aprovada, "assenta na renovação, onde mais de metade dos cabeça de lista se apresenta a votos pela primeira vez".

"Há uma enorme renovação dos candidatos, embora alguns estejam já em funções nos cargos por substituição", sublinhou.

O líder dos socialistas algarvios, destacou ainda o facto de existirem quatro mulheres como cabeça de lista às próximas eleições autárquicas no Algarve, "o que acentua o reconhecimento do PS das mulheres na vida política".

"Consideramos um número significativo termos quatro mulheres em 16 candidatos, o que para nós é um reconhecimento da importância, cada vez maior, das mulheres na vida política e na sociedade", concluiu.

O PS tem como principal objetivo vencer o maior número de câmaras na região e manter a presidência da associação de municípios do Algarve (AMAL), que historicamente lhe pertence.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório