Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

"Candidatura forte". Rui Rio confirma Carlos Moedas para Lisboa

Carlos Moedas é o candidato do PSD à autarquia da capital. "Tive oportunidade também de comunicar esta decisão ao CDS, ao líder do CDS, uma vez que a vontade comum é que o candidato seja do PSD e do CDS à Câmara Municipal de Lisboa", afirmou ainda Rui Rio. 

"Candidatura forte". Rui Rio confirma Carlos Moedas para Lisboa
Notícias ao Minuto

19:37 - 25/02/21 por Notícias ao Minuto

Política Rui Rio

"Conferimos uma enorme importância às próximas eleições autárquicas e estamos a prepará-las há muito tempo", começou por indicar Rui Rio na declaração - sem direito a perguntas - onde confirmou Carlos Moedas como candidato do partido a Lisboa.

O PSD, prosseguiu o líder, é "um partido que considera umas eleições autárquicas muito importantes" e "tem de ter uma candidatura forte a Lisboa".

Apontando que "nenhum partido é "obrigado a ganhar uma Câmara, nem sequer a Câmara de Lisboa", Rio disse ainda que "um partido da dimensão do PSD é obrigado a apresentar aos cidadãos de Lisboa uma candidatura forte para eles poderem escolher".

Havia "diversas soluções possíveis" mas, "desde o início", o presidente do partido achou "que a melhor solução que o partido tinha para apresentar aos cidadãos de Lisboa era o engenheiro Carlos Moedas".

O líder do PSD admitiu que, se para si esta era uma opção "fácil", para o atual administrador da Gulbenkian foi "uma decisão de vida", que tinha de ser ponderada.

"Esta ponderação estava a ser feita desde há algum tempo a esta parte. A pressão tem aumentado e, nos últimos dias, houve uma enorme pressão e uma enorme especulação e entendemos, em particular o engenheiro Carlos Moedas, que devíamos acelerar a nossa decisão", explicou Rio.

Opresidente do PSDapontou ainda que teve a "oportunidade também de comunicar esta decisão ao CDS, ao líder do CDS, uma vez que a vontade comum é que o candidato seja do PSD e do CDS à Câmara Municipal de Lisboa".

O ex-comissário europeu Carlos Moedas vai ser o candidato do PSD à Câmara Municipal de Lisboa, com o anúncio a ser feito em conferência de imprensa, depois de um encontro de cerca de trinta minutos entre ambos na sede nacional do partido em Lisboa, numa reunião em que participaram igualmente o secretário-geral e coordenador autárquico José Silvano e o vice-presidente Nuno Morais Sarmento.

Quem é Carlos Moedas?

Nascido em Beja em 1970, Carlos Moedas licenciou-se em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, em 1993, e é atualmente administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, para o mandato 2020-2025.

Com um percurso profissional na área financeira e de investimentos, da sua carreira política destaca-se a eleição como deputado por Beja em 2011, ano em que viria a desempenhar funções como secretário de Estado ajunto do primeiro-ministro, Passos Coelho, coordenando a estrutura de ligação com a 'troika', a ESAME.

Em 2014 foi nomeado comissário europeu, responsável pela Investigação, Inovação e Ciência, gerindo um dos maiores programas de ciência e inovação do mundo, no valor de 77 mil milhões de euros.

No PSD, Carlos Moedas fez parte da equipa social-democrata que negociou a aprovação do Orçamento do Estado para 2011 juntamente com Eduardo Catroga.

No seu percurso profissional, integrou a equipa do banco de investimento Goldman Sachs - na mesma altura em que António Borges trabalhou na instituição -, na área de fusões e aquisições, e foi gestor de projetos para o grupo Suez, em França, entre 1993 e 1998.

Leia Também: Carlos Moedas candidato do PSD à Câmara Municipal de Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório