Marcelo Rebelo de Sousa reiterou, esta quarta-feira, após uma visita ao seu antigo liceu, o Pedro Nunes, no centro de Lisboa, que o voto dos portugueses, no domingo, dia 24 de janeiro, "é muito importante" e que deve ser realizado em sintonia e com "respeito pelas regras sanitárias".
"Os portugueses devem votar no domingo. É muito importante votarem respeitando as regras sanitárias, muitas democracias o fizeram em situações muito mais graves dos que estamos a viver", salientou.
Para o Presidente da República e recandidato ao cargo, "uma coisa é ponderar a resposta à pandemia, outra coisa é suspender a democracia e a democracia não se deve suspender".
Marcelo Rebelo de Sousa respondia assim às questões dos jornalistas sobre um eventual adiamento das eleições, perante o aumento desmensurado de casos de Covid-19 em Portugal.
Sobre o fecho das escolas, o Chefe de Estado reiterou que este "pode e deve ser ponderado e essa ponderação deve acompanhar os dados dos epidemiologistas".
Recorde-se que Portugal atingiu, esta quarta-feira, novos (e trágicos) números ao registar 14.647 novos contágios e 219 mortes.
Já esta tarde soube-se que o Governo vai reunir-se, de urgência, com os epidemiologistas para, segundo a ministra da Saúde, "avaliar medidas adicionais".
Leia Também: Reunião com epidemiologistas vai "avaliar medidas adicionais necessárias"