Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Não sabe onde votar para as presidenciais? Pode pedir informação por SMS

Já é possível saber, através de SMS, onde irá votar no dia das eleições presidenciais, uma vez que faltam menos de 15 dias para as eleições.

Não sabe onde votar para as presidenciais? Pode pedir informação por SMS
Notícias ao Minuto

07:00 - 13/01/21 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Política Presidenciais

As presidenciais vão realizar-se no dia 24 de janeiro e, apesar de muitos optarem pelo voto antecipado, já é possível saber, através de SMS, onde irá votar no dia das eleições presidenciais, uma vez que faltam menos de 15 dias para as eleições. 

Para esse efeito, de acordo com a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, pode enviar uma mensagem SMS para o número 3838 com a seguinte mensagem: RE AAAAMMDD>   (exemplo: RE 12344880 19891007).

Este serviço, sublinhe-se, não tem qualquer custo.

Há também outras alternativas. Pode utilizar a aplicação móvel MaiMobile (disponível na App Store e Google Play) ou informar-se na Junta de Freguesia ou, no estrangeiro, na Comissão Recenseadora da sua residência.

Pode pedir voto antecipado até amanhã

Os portugueses que não puderem votar nas presidenciais em 24 de janeiro podem pedir, até quinta-feira, dia 14 de janeiro, para exercer o seu direito de voto uma semana antes, numa mesa de voto à sua escolha.

O voto antecipado em mobilidade foi alargado por lei aprovada no Parlamento e pode ser feito na sede de cada um dos 308 concelhos do país, em vez da sede do distrito, como aconteceu nas eleições europeias e legislativas de 2019.

Assim, quem quiser antecipar o seu voto para 17 de janeiro, numa qualquer câmara municipal, em vez do dia 24 na mesa de voto onde está inscrito, tem de o pedir até quinta-feira.

O pedido pode ser feito por via eletrónica junto do Ministério da Administração Interna no site www.votoantecipado.mai.gov.pt ou através de correio normal.

O eleitor deve mencionar o nome completo, data de nascimento, número de identificação civil, morada, mesa de voto antecipado em mobilidade onde pretende exercer o direito de voto, endereço de correio eletrónico e/ou contacto telefónico, havendo uma minuta na página da Internet do Ministério da Administração Interna.

No dia 17 de janeiro, o eleitor vota na mesa do local escolhido, de acordo com a alteração à lei, aprovada em outubro pela Assembleia da República.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório