Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

"Foi dado um passo para que o OE não tenha exclusivamente a marca do PS"

O PAN reuniu, esta terça-feira, com o Governo e mantém "o caminho e a porta abertos" para continuar a negociar o OE2021.

"Foi dado um passo para que o OE não tenha exclusivamente a marca do PS"
Notícias ao Minuto

16:22 - 20/10/20 por Filipa Matias Pereira

Política OE2021

Decorre, esta terça-feira, em São Bento, uma ronda negocial para procurar um acordo para a viabilização da proposta do Governo do OE2021. O PAN já foi recebido pelo Executivo e denotou à saída avanços na "capacidade de compromisso" do Governo, mantendo em aberto se irá 'dar luz' verde à proposta: "Ainda está tudo em cima da mesa".

"Conseguimos, em sede de negociação, uma maior capacidade de compromisso por parte do Governo em contraciclo com aquilo que tinha sido o Orçamento na generalidade". E este avanço traduz-se, como indicou Inês Sousa Real, "no compromisso com a execução das medidas aprovadas no OE2020, nomeadamente a sua calendarização, que para PAN é fundamental", até para "não se defraudar a votação do Orçamento que está em curso".

Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República (AR), a líder parlamentar do partido defendeu que, em relação ao processo na especialidade, "o PAN tem a expectativa de que este Orçamento não saia igual ao que entrou nesta AR. O próprio Governo demonstrou alguma aceitação em matérias relativamente às quais era importante para o PAN fazer avanços".

Estas medidas referem-se, entre outras, "à proteção animal, concretamente aos centros de recolha oficial", em que o PAN pretende ver duplicada a verba que está inscrita na generalidade.

No domínio do apoio à juventude, "conseguimos alguns avanços naquilo que pode ser a implementação do programa 'Universidade Segura', pois bem sabemos que é uma reivindicação dos jovens deixar de haver insegurança nos polos e nas residências universitárias".

A nível ambiental, para o PAN "é imprescindível que este Orçamento marque uma viragem para aquilo que têm de ser os apoios para as empresas, para a agricultura super-intensiva e intensiva reverterem a sua atividade para modelos mais sustentáveis", quer no prisma energético, quer na preservação dos habitats e dos ecossistemas.

O partido vai manter-se "na mesa das negociações", mas considera que "foi dado um passo para existir uma maior capacidade de compromisso para que o Orçamento [para 2021] não tenha única e exclusivamente a marca do PS".

O PAN vai reunir com a comissão política nacional e só depois definirá um sentido de voto. "O caminho e a porta estão abertos", vincou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório