PSD questiona sobre restauro do Cemitério Militar Português em França

O grupo parlamentar do PSD questionou hoje o Governo sobre a conservação e restauro do Cemitério Militar Português de Richebourg, no norte de França, onde estão sepultados 1.831 soldados portugueses que combateram na I Guerra Mundial.

Notícia

© iStock

Lusa
01/10/2020 18:29 ‧ 01/10/2020 por Lusa

Política

Cemitério

 

Os deputados do Partido Social Democrata querem saber se o Governo tem conhecimento da necessidade de serem feitas obras de conservação e melhoria do espaço no Cemitério Militar Português de Richebourg e se está disponível para disponibilizar as verbas necessárias para as operações de restauro do monumento.

Na pergunta entregue hoje ao presidente da Assembleia da República e dirigida ao ministro da Defesa, os parlamentares sociais-democratas pretendem ainda saber se o executivo tem alguma previsão de quando pode realizar as obras de manutenção do cemitério.

Os soldados portugueses sepultados em Richebourg eram do Corpo Expedicionário Português que combateu na I Guerra Mundial, ao lado de franceses e britânicos, contra a Alemanha e seus aliados.

Após o conflito, os soldados portugueses que morreram em França e que foram enterrados nos vários cemitérios franceses, foram depois trasladados para o de Richebourg, "tornando-se este um importante monumento à memória dos soldados tombados em combate", refere o grupo parlamentar no documento.

O cemitério acolhe, anualmente, em abril, as cerimónias alusivas à presença portuguesa na I Guerra Mundial e à participação dos soldados portugueses na Batalha de La Lys, evento que "conta com a presença de altos dignitários de França e Portugal, nomeadamente, os Presidentes da República e primeiros-ministros dos dois países, sendo um verdadeiro símbolo para a história militar portuguesa", sublinham os parlamentares.

Os deputados sociais-democratas relembram que todos os anos o cemitério é visitado por um número muito elevado de alunos, que ali se deslocam no âmbito da disciplina de história, que aborda o tema da I Guerra Mundial e o Dever de Memória.

O Cemitério Militar Português de Richebourg é, juntamente com outros cemitérios e monumentos, candidato a Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), realçam os parlamentares, "o que acaba por ser demonstrativo da importância deste local de memória".

"A manutenção e a conservação do cemitério são, desta forma, fundamentais para garantir a preservação, em condições dignas, das campas dos soldados portugueses que ali repousam e, ao mesmo tempo, dar uma imagem de um Portugal que preserva as suas memórias, neste caso, as suas memórias militares", destacam.

Por outro lado, asseguram que são cada vez mais frequentes as vozes que se levantam a pedir uma maior atenção para o cemitério, tendo em conta a degradação em que se encontra, provocada pelo passar dos anos e pelo próprio clima, quer nas campas e nas estelas, algumas onde, referem, "já se tem dificuldade em ler o nome do soldado que ali se encontra", quer nos espaços envolventes.

Neste sentido, "seria importante que o Governo português pudesse garantir a concretização do restauro das campas e das áreas envolventes das mesmas de forma a assegurar que o Cemitério Militar Português de Richebourg continue, por muitos mais anos, a desempenhar o seu relevante papel de lembrar todos aqueles que tombaram sob a bandeira portuguesa nas campanhas francesas da I Guerra Mundial", concluem.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas