Meteorologia

  • 26 OUTUBRO 2020
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 18º

Edição

PSD quer ouvir Brilhante Dias sobre Programa Internacionalizar 2030

O PSD quer ouvir no parlamento o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, para prestar "todas as informações sobre o Programa Internacionalizar 2030", aprovado na quinta-feira na generalidade em Conselho de Ministros.

PSD quer ouvir Brilhante Dias sobre Programa Internacionalizar 2030
Notícias ao Minuto

13:16 - 25/09/20 por Lusa

Política PSD

No requerimento hoje divulgado à imprensa, o PSD pretende que a audição seja feita em conjunto pela Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas e pela Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação,

"Esta audição é fundamental para perceber como tem sido a atuação do Governo no apoio necessário às exportações portuguesas", justificam os deputados Catarina Rocha Ferreira, Nuno Carvalho e Eduardo Teixeira, que assinam o requerimento.

O Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira, na generalidade, o Programa Internacionalizar 2030, que define metas e medidas para que as exportações atinjam 53% do PIB em 2030 e que pretende reforçar 'stock' de investimento direto estrangeiro em 4% ao ano.

Após esta aprovação na generalidade, o Programa Internacionalizar 2030, vai ser debatido no parlamento e no âmbito do Conselho Estratégico para a Internacionalização da Economia -- que reúne membros do Governo, das associações e confederações empresariais -- para recolher sugestões, propostas e medidas, antes da aprovação da versão final.

Questionado se a crise gerada pela pandemia de covid-19 não pode comprometer estas metas, o secretário de Estado afirmou que o Governo tem consciência que a situação vivida "é particularmente difícil", sublinhando que o horizonte definido é para ser assumido de forma coletiva e progressiva.

"Estes objetivos que definimos são para 2030 e a construção desta trajetória leva-nos primeiro para uma fase de recuperação, o que significa que até 2023 muito do trabalho que temos de fazer é recuperar o ponto de partida de 2019", referiu Eurico Brilhante Dias.

Desta forma, disse ainda o governante, é de esperar que na primeira fase (entre 2020 e 2030) os números possam ter algum nível de degradação, em particular no que diz respeito às exportações, "procurando que, entre 2027 e 2030, os valores voltem a ser crescentes", e possam atingir a referida meta de 53%.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório