Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Avante. "Se reduzirem a lotação em 50%, corresponde ao estádio do Porto"

Rui Rio confessou que aguarda "com expectativa" a redução que o Governo irá impor à festa organizada pelo PCP.

Avante. "Se reduzirem a lotação em 50%, corresponde ao estádio do Porto"
Notícias ao Minuto

09:30 - 13/08/20 por Mafalda Tello Silva com Lusa

Política Rui Rio

Marcada para o início de setembro, a Festa do Avante! continua a gerar debate no espaço público e político. Desta vez, foi Rui Rio quem veio agitar as águas após a ministra da Saúde ter referido, ontem, que a lotação do evento comunista terá este ano que ser inferior à capacidade máxima habitual de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por causa da Covid-19.

Numa mensagem divulgada no Twitter, o presidente do PSD atirou: "Se reduzirem a lotação máxima [100.000 pessoas] em 50%, ela passará a corresponder ao Estádio do Porto ou do Sporting completamente cheios". 

O dirigente partidário social-democrata ainda revelou estar a aguardar "com expectativa" qual será a "redução que o Governo irá fazer [da lotação máxima da festa organizada pelo PCP], em coerência com a sua obrigação de defesa da saúde pública". 

Marta Temido defendeu, esta quarta-feira, durante a conferência de imprensa sobre a evolução epidemiológica em Portugal, que a lotação da Festa do Avante! terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas. A ministra assegurou que "não será permitido o que está proibido nem proibido o que está permitido" e que "não haverá exceções" às regras adotadas pelas autoridades de saúde para conter o contágio pelo novo coronavírus.

"Ninguém entenderia que corrêssemos riscos adicionais por uma circunstância de tratamento especial, mas também ninguém entenderia que impuséssemos deveres adicionais àquilo que são as regras específicas com as quais temos estado a trabalhar em áreas como a restauração, os transportes públicos ou os eventos culturais", salientou a governante.

Entretanto, PCP escusou-se a adiantar mais informação sobre as medidas para a Festa do Avante! em análise com a Direção-Geral de Saúde, afirmando que são matérias do "foro do relacionamento" entre o partido e aquela entidade.

Na conferência de imprensa de apresentação da Festa do Avante! deste ano, no passado dia 4, o principal responsável da organização, Alexandre Araújo, garantiu que serão cumpridas escrupulosamente as regras de distanciamento e higiene impostos pelas autoridades.

O dirigente do PCP confirmou que a venda de bebidas alcoólicas, por exemplo, vai respeitar "legislação e regras em vigor", pois "neste momento é proibida a sua venda depois das 20h00, à exceção de estabelecimentos de restauração" e será isso que se vai passar nas quintas da Atalaia e do Cabo da Marinha, Amora, Seixal, entre 4 e 6 de setembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório