Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

"O presidente da Câmara de Lisboa está claramente desorientado"

Fernando Medina voltou a ser criticado. Desta vez, em causa estão declarações divulgadas pelo autarca num artigo de opinião publicado no jornal britânico The Independent.

"O presidente da Câmara de Lisboa está claramente desorientado"
Notícias ao Minuto

18:26 - 06/07/20 por Mafalda Tello Silva

Política PSD Lisboa

Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, continua a estar sob escrutínio no espaço político.

Esta segunda-feira, Luís Newton, presidente de bancada do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa, voltou a apontar severas críticas ao autarca socialista em reação a um artigo de opinião de Medina divulgado, no sábado, no jornal The Independent.

Neste texto, o presidente da Câmara refere que num período pós-pandemia o município irá transformar os alojamentos locais para turistas em casas para trabalhadores de serviços essenciais, que contribuirão para o funcionamento da cidade durante a presente crise.

"O presidente da Câmara de Lisboa está claramente desorientado. Depois de ter vindo a público pedir a demissão das chefias responsáveis pela gestão da pandemia (nas quais se inclui), vem agora reconhecer o falhanço das políticas de habitação pelas quais é responsável e que tanto jeito deram na sua projeção política quando equilibrava as contas da Câmara, às custa do IMT", começa por afirmar Newton, em comunicado. 

Apontando que o PSD Lisboa sempre defendeu a “iniciativa privada com a salvaguarda de que isso não podia vir em prejuízo da habitabilidade da cidade”, o líder da bancada laranja na Assembleia Municipal refere que a posição de Medina não é coerente.

"A contrastar com a nossa coerência está o desnorte de um presidente que parece sempre um peixe fora de água. Que promete 6.000 casas num mandato e que não consegue arranjar nem uma. Que incentiva o alojamento local de forma descontrolada e desequilibrada no território enquanto lhe é politicamente expediente, mas depois quando o cinto tem de ser apertado se posiciona para espoliar pequenos empresários quando eles estão no seu momento mais frágil", é sublinhado na referida nota. 

Mais, Newton, que também é presidente da Junta de Freguesia da Estrela, critica a liderança de Medina, considerando que o presidente da capital "tem dificuldade em perceber que é presidente de todos os lisboetas e não só dos que votam nele".

"[Medina] não pode diabolizar aqueles que investem na reabilitação da cidade e precisam do alojamento para garantir o rendimento das suas famílias só porque não planeia e não consegue cumprir promessas eleitorais. O presidente da Câmara Municipal não percebeu a dica que enviou ao próprio a semana passada. [E] esta semana usa de novo o seu espaço de comentário para testar soundbites irresponsáveis para campanha interna do PS, deixando sempre os interesses dos lisboetas para segundo plano na altura em que mais precisam de liderança séria e responsável", atira também o social-democrata. 

Recordando que na semana passada já tinha pedido a demissão de Medina, Newton deixa outro recado ao autarca para os próximos dias: "Esta semana peço-lhe de novo que ouça o que diz e pense no que fez". 

O deputado municipal continua e deixa ainda um conselho a Medina, apelando que este "se lembre de quando dizia que a cidade precisava era de se preparar para mais turistas e tornava a cidade inabitável".

"De quando espremia os lucros do Airbnb aos pequenos empresários para aumentar a receita da Câmara. Pense se faz sentido depois de todo este discurso desregulador (a que o PSD se opôs) nesta altura de catástrofe económica e destruição dos rendimentos das famílias estar a ir para a televisão reverter radicalmente o rumo e debitar o programa do Bloco de Esquerda", acrescenta Newton, rematando: "Era bom que se concentrasse em servir quem governa em vez de andar a ultrapassar o ministro Pedro Nuno Santos pela esquerda". 

Esta reação do PSD Lisboa surge depois de a Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) ter pedido um esclarecimento à Câmara de Lisboa sobre a intenção de acabar com alojamento local na capital.

Entretanto, e segundo declarações prestadas pelo gabinete de Medina ao semanário Expresso, o jornal britânico já mudou o título do polémico artigo de opinião, sendo que o mesmo foi inteiramente da responsabilidade dos editores do The Independent, segundo o autarca de Lisboa. "Em nenhum caracter do texto se fala em acabar com o Airbnb em Lisboa ou extinguir o alojamento local", referiu a mesma fonte. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório