Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

"Isabel Moreira representa o pior que existe no nosso sistema político"

André Silva responde a acusação da deputada Isabel Moreira e afirma que o PAN é "perigoso" mas "para todos os sectores que exploram e torturam os animais e para todos aqueles que se julgam intocáveis".

"Isabel Moreira representa o pior que existe no nosso sistema político"
Notícias ao Minuto

08:08 - 05/06/20 por Notícias Ao Minuto

Política André Silva

A socialista Isabel Moreira recorreu ao Facebook para acusar o PAN de ser um partido "perigoso" e "populista", na sequência de uma intervenção no Parlamento sobre "a visão do futuro" que representava o facto de dentro do Campo Pequeno ter acontecido um espectáculo cultural ('Deixem o Pimba em Paz'), enquanto fora do edifício se tinham manifestado artistas tauromáquicos

"Na sequência da sátira que ontem fiz dirigida aos tauromáquicos que se algemaram à porta do Campo Pequeno, pedinchando mais apoios públicos à tortura, Isabel Moreira aproveitou para acusar o PAN de ser um partido populista e perigoso", começa por responder André Silva, socorrendo-se igualmente do Facebook

"Vindo de quem vem não posso deixar de encarar como sendo um elogio", atira o deputado, justificando: "Uma vez que Isabel Moreira, e apesar das suas posições progressistas em determinadas áreas, representa o pior que existe no nosso sistema político: a aversão à mudança e ao aprofundamento da transparência"

André Silva recorda o passado da socialista em "decisões políticas ruinosas para  o país" e a "sua aversão à transparência", uma postura que, entende, "abre a porta aos populismos, à polarização da política e ao desalento dos cidadãos com a democracia".

E dá como exemplos a "sua passagem pelo governo de Sócrates. "Foi adjunta do Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas, Paulo Campos, eternizado na memória dos portugueses pelo papel que teve nas ruinosas Parcerias Público-Privadas do sector rodoviário, sendo actualmente arguido no processo que investiga esse negócio altamente lesivo do interesse público", escreve, trazendo também à memória o tempo em que a socialista foi adjunta do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado. "Na altura em que todos sabemos ter colocado escandalosos obstáculos à investigação do Parlamento Europeu sobre a passagem de voos da CIA por território português e sobre as cumplicidades com violações dos direitos humanos por parte do Governo Barroso/Portas", aponta. 

Na extensa publicação, André Silva acusa ainda Isabel Moreira de ter "aprendido alguns tiques do 'padrinho'" José Sócrates, "nomeadamente quanto à delicadeza do trato na divergência". 

Mas as críticas prosseguem. O deputado diz que a deputada "não perde  uma oportunidade de posicionar-se contra as várias propostas apresentadas pelo PAN que implicam aprofundamento da transparência e combate à corrupção". Na mesma linha, André Silva crítica o facto de Isabel Moreira "nada dizer sobre o fim dos vistos gold, um dos maiores focos de corrupção e de branqueamento de capitais no nosso país, e votar contra uma proposta do PAN que visava o reforço dos recursos humanos da Entidade das Contas e Financiamento Partidário". 

O deputado considera também que o feminismo da socialista "parece ter dias", "tendo feito duras críticas e votado contra propostas do PAN que procuravam reconhecer o estatuto de vítima às crianças que testemunhem ou vivam em contexto de violência doméstica, medidas que visam reforçar os direitos das vítimas de violência doméstica", justifica. 

Rematando o rol de críticas, e respondendo à acusação de Isabel Moreira, André Silva refere que o PAN "é perigoso", sim, "para todos os sectores que exploram e torturam os animais e para todos aqueles que se julgam intocáveis". "Isabel Moreira, por seu lado, é inofensiva para o sistema vigente que permite que esta Democracia continue a ser apenas de e para alguns, finaliza. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório