Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

'Os Verdes' diz que "é tempo" de repensar o modelo económico do país

O Partido Ecologista 'Os Verdes' defendeu hoje que "é tempo" de repensar o modelo económico do país, frisando que a economia deve servir as pessoas sem explorar de forma "desenfreada" os recursos naturais do planeta.

'Os Verdes' diz que "é tempo" de repensar o modelo económico do país
Notícias ao Minuto

17:49 - 13/05/20 por Lusa

Política Coronavírus

Em contexto de pandemia, "é tempo de reequacionar este modelo económico que assenta na exploração desenfreada dos recursos naturais", que gera riscos para a saúde pública, promove "fortes impactos ambientais" e acentua "de forma dramática" as desigualdades sociais, considerou o deputado José Luís Ferreira, na sessão plenária de hoje.

Para o partido é preciso "reequacionar o papel do estado na economia e colocar a banca ao serviço" do seu relançamento, ao invés de se "continuar a transferir recursos públicos para apoio à banca privada, recursos que são indispensáveis para o desejável relançamento".

Lembrando que o surto da covid-19 causou a redução dos níveis de poluição em todo o mundo, o partido insistiu numa "aposta séria" nos transportes públicos - reforçando a oferta, os horários, o material circulante e alargando os passes sociais - bem como a criação de uma rede nacional de ciclovias, de forma a reduzir a pegada ecológica.

O PEV defendeu ainda que, desta crise, sai reforçada a necessidade de valorizar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), de avaliar as parcerias público-privadas e ainda a importância da produção nacional, investindo na agricultura familiar de pequena escala e biológica.

Pelo PS, o deputado Hugo Pires sublinhou que o período que se seguir à pandemia é "uma oportunidade" para mudar hábitos, rever rotinas e assentar o modelo de desenvolvimento numa economia verde, considerando que a pandemia mostrou que o "excesso de barulho e a poluição não são uma inevitabilidade de quem vive nas cidades".

O deputado do BE Nelson Peralta concordou que "o modelo económico vigente falhou" e que o relançamento da economia "tem que resolver este problema", sublinhando a importância de mudar o modelo energético do país, abandonando o petróleo e a "exploração de recursos infinita".

A deputada do PSD Clara Marques Mendes defendeu a existência de um plano de ação que "vá além" da situação atual de pandemia, "transversal entre os vários ministérios", e de "emergência social" onde estejam igualmente refletidas as preocupações ambientais.

Já o PCP insistiu na importância da produção nacional e ainda do controlo público da banca. Na resposta, o deputado do PEV concordou: "de facto, a banca continua a ganhar com a crise".

Portugal contabiliza 1.175 mortos associados à covid-19 em 28.132 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório