Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AR debate petição e projetos que defendem requalificação da EN-225

A Assembleia da República vai discutir e votar em sessão plenária, na quarta-feira, cinco projetos que recomendam ao Governo a requalificação da estrada nacional 225, entre Castro Daire e Arouca.

AR debate petição e projetos que defendem requalificação da EN-225
Notícias ao Minuto

16:28 - 24/02/20 por Lusa

Política EN-225

Os projetos de resolução foram apresentados no parlamento por cinco partidos -- BE, PEV, CDS-PP, PCP e PSD -- na sequência de uma petição intitulada "Pela requalificação urgente da estrada nacional 225", que tem o presidente da Câmara de Castro Daire, o social-democrata Paulo Almeida, como primeiro subscritor.

No texto do BE, é recomendado ao executivo de António Costa "que proceda à requalificação urgente da estrada nacional 225", em termos gerais idênticos ao que é proposto pelos outros partidos de esquerda, PCP e Verdes.

O PSD quer igualmente que o Governo "faça cumprir as obrigações do Estado e dos seus organismos, garantindo uma circulação segura da população local e de todos os que utilizam" a EN-25, que, através do vale do rio Paiva, liga Castro Daire a Arouca, um concelho do distrito de Aveiro que integra a Área Metropolitana do Porto.

A petição entregue pelo município de Castro Daire, distrito de Viseu, já levou a várias audições dos promotores pelos grupos parlamentares e pela Comissão de Obras Públicas.

"É uma dificuldade imensa aquela estrada e não houve nenhuma situação dramática na altura do mau tempo em dezembro [de 2019], mas tivemos uma série de aluimentos e quedas de barreiras que podem, no futuro, causar um impacto negativo, porque, efetivamente, ela carece de uma intervenção urgente", afirmou o autarca Paulo Almeida, no dia 13, na sequência de uma visita ao concelho do secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório