Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Eutanásia. "Este debate prestigiou o Parlamento", destaca Rio

Líder do Partido Social Democrata (PSD) votou a favor dos cinco projetos-lei.

Eutanásia. "Este debate prestigiou o Parlamento", destaca Rio
Notícias ao Minuto

19:56 - 20/02/20 por Silvia Abreu

Política Rui Rio

Sem surpresas,  Rui Rio  votou esta quinta-feira favoravelmente os cinco projetos de lei (do PS, BE, PAN, IL e PEV) sobre a despenalização da Eutanásia, contribuindo assim para a sua aprovação na generalidade. 

À saída da Assembleia da República, o líder do PSD começou por salientar que a bancada dos socialistas-democratas "votou em completa liberdade". 

Dos 79 deputados, 12 votaram a favor - o dobro do número registado há dois anos-,  59 contra, dois em abstenção e seis não compareceram. 

Depois dos elogios internos, Rui Rio aproveitou ainda para sublinhar o comportamento "excecional" de todos os presentes. "Registo uma coisa que me satisfaz bastante. Acho que o Parlamento, todo ele, e os deputados , todos eles, sem exceção, tiveram um comportamento digno. Acho que este debate prestigiou o Parlamento", frisou. 

Questionado pelos jornalistas sobre a afirmação de Pedro Rodrigues em apresentar um referendo irá gerar conflito entre a bancada, Rui Rio referiu que "não alimenta" esse assunto. 

O Parlamento aprovou esta quinta-feira, na generalidade, os cinco projetos de lei sobre a despenalização da Eutanásia. Segue-se agora a discussão na especialidade e a votação final global de um texto comum. O diploma que daí resultar segue para Belém, cabendo a última palavra a Marcelo Rebelo de Sousa que poderá promulgar, vetar ou enviar o articulado para o Tribunal Constitucional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório