Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

"António Costa vence eleições, aprova orçamentos, mas não convence"

Joaquim Jorge escreve que "este Governo é um mal menor" e que a justiça "parece que está em stand by".

"António Costa vence eleições, aprova orçamentos, mas não convence"
Notícias ao Minuto

11:15 - 13/01/20 por Notícias Ao Minuto

Política Joaquim Jorge

Joaquim Jorge, o fundador do extinto Clube dos Pensadores, escreveu, num artigo de opinião enviado ao Notícias ao Minuto, sobre a aprovação do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) e a situação política atual no país, que "António Costa vence eleições, aprova orçamentos, mas não convence"

O também biólogo sublinha que o Governo PS "consegue um superavit e um cenário económico favorável". "Há um excedente, mas há muitos problemas nos transportes, habitação, saúde, educação e inércia na justiça", bem como "um aumento da carga fiscal e uma deterioração dos serviços públicos alarmante", acrescenta.

Para o também fundador do Matosinhos Independente, "este Governo é um mal menor", lembrando um caso recente na história do PS e do atual primeiro-ministro: "Os portugueses são resignados, mas não são tolos, não se esquecem como António Costa ascendeu ao poder no PS e apeou António José Seguro, e a seguir, foi primeiro-ministro sem vencer eleições por um passe de magia."

Dossiers José Sócrates e Ricardo Salgado

Por outro lado, Joaquim Jorge destaca que "os dossiers José Sócrates e Ricardo Espírito Santo têm que ter um desfecho de acordo com as expectativas da maioria dos portugueses – condenação dos atos praticados." 

Recordando que António Costa foi ministro de José Sócrates - "uma coisa não tem que ver com outra" - considera que a justiça em Portugal "parece que está em stand by". "Faltam meios, falta coragem e falta vontade política para resolver de uma vez por todas estes casos e outros", ressalva. 

Quanto ao PSD, "segue dentro de momentos" com Luís Montenegro ou Rui Rio. "O PSD está extremado e assim ganhe quem ganhar o PSD não vai lá", conclui o comentador.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório