Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

"Necessitamos de nos erguer enquanto sociedade para defender o planeta"

A par de André Silva, Hugo Carvalho e José Maria Cardoso, a deputada do Livre também se encontra na recepção da ativista sueca Greta Thumberg.

"Necessitamos de nos erguer enquanto sociedade para defender o planeta"
Notícias ao Minuto

09:28 - 03/12/19 por Mafalda Tello Silva

Política Greta Thunberg

Joacine Katar Moreira não faltou à chegada a Lisboa de Greta Thumberg. Na Doca de Santo Amaro, entre centenas de pessoas a deputada única do Livre destacou a responsabilidade que as sociedades têm em combater as alterações climáticas. 

"[O combate às alterações climáticas] É uma emergência porque realmente hoje necessitamos de nos erguer enquanto sociedade para defender o planeta, enquanto o futuro e uma herança", afirmou Joacine aos jornalistas. 

Numa breve declaração, a investigadora salientou a responsabilidade social e condenou o "capitalismo selvagem". 

"Se nós herdamos um planeta que já estava com dificuldades é da nossa responsabilidade não aumentar essas dificuldades, não entrarmos num capitalismo selvagem ou desenfreado. Não entrarmos numa industrialização e financeirização das nossas sociedades, economias e ideologias", concluiu.  

O presidente da comissão parlamentar de Ambiente e deputado do BE José Maria Cardoso, o líder e deputado do PAN, André Silva, e o deputado do PSD, Hugo Carvalho, também já se encontram no local. 

Mal atracar, Greta será recebida a qualquer momento pelo presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.

Em viagem desde setembro

Greta atravessou o oceano de barco em setembro passado para participar numa cimeira sobre alterações climáticas em Nova Iorque, convocada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres. A jovem recusou viajar num avião, que polui, e optou por um barco à vela.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório