Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

PS quer ver punidos autores de "crime" contra bombeiros de Borba

A Federação de Évora do PS qualificou hoje como "um crime de enorme gravidade" a violência ocorrida no quartel dos bombeiros de Borba, que feriu dois operacionais, e exigiu do poder judicial a "punição" dos autores.

PS quer ver punidos autores de "crime" contra bombeiros de Borba
Notícias ao Minuto

18:23 - 06/11/19 por Lusa

Política Borba

"Tratando-se de um crime de enorme gravidade, o PS exige do poder judicial a correspondente punição dos autores deste hediondo ato", lê-se num comunicado da Federação Distrital de Évora socialista.

No comunicado, assinado pela comissão política distrital da federação, o PS manifesta-se também "solidário" para com a corporação dos Bombeiros Voluntários de Borba, no distrito de Évora.

"Face aos lamentáveis acontecimentos que atingiram os Bombeiros Voluntários de Borba, o PS deliberou por unanimidade manifestar a sua total solidariedade" para "com as vítimas deste intolerável ato criminoso" e para "com a corporação no seu todo", pode ler-se no comunicado.

A tomada de posição da estrutura distrital socialista surge na sequência da violência verificada, na madrugada de sábado, no quartel dos bombeiros de Borba.

Nessa madrugada, por volta das 00h30, dois bombeiros da corporação local ficaram feridos - um deles foi agredido - numa ocorrência que envolveu a invasão do quartel por um grupo cerca de 20 pessoas, disse à Lusa o comandante da associação humanitária, Joaquim Branco.

Os bombeiros sofreram ferimentos ligeiros, um por agressão a murro e o outro devido a vidros partidos da porta principal do quartel, tendo sido transportados para o Serviço de Urgência Básica do Centro de Saúde de Estremoz, segundo o responsável.

A GNR identificou três pessoas envolvidas no incidente em Borba, mas não efetuou qualquer detenção, disse à Lusa fonte da força de segurança, que explicou que o processo vai seguir os trâmites normais, através do Ministério Público.

Também esta segunda-feira, dois bombeiros da corporação de Elvas, no distrito de Portalegre, foram ameaçados de morte por um homem à entrada para a triagem nas urgências do Hospital de Santa Luzia, naquela cidade, disse à Lusa o comandante da associação humanitária local, Tiago Bugio.

Na terça-feira, a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), presidida por Jaime Marta Soares, repudiou os "atos de violência" perpetrados contra bombeiros das duas corporações alentejanas.

A LBP solicitou também ao ministro da Administração Interna uma "resposta urgente" sobre "que medidas de segurança preconiza para os bombeiros" poderem exercer a sua missão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório