Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Há uma "enorme área do país por aproveitar"

"O nosso potencial de crescer é muito superior aquele que temos sido capazes de utilizar", considerou António Costa.

Há uma "enorme área do país por aproveitar"
Notícias ao Minuto

12:46 - 26/08/19 por Notícias ao Minuto

Política António Costa

O primeiro-ministro António Costa está, esta segunda-feira, em Ponte de Sôr, continuando o percurso que tem vindo a fazer pela Estrada Nacional 2. No Centro de Negócios do aeródromo local, o chefe do Executivo disse ser fundamental "uma dinâmica de atração de investimento e de criação de riqueza".

"Se queremos ter uma década sustentada de convergência com a União Europeia, uma década em que estamos sistematicamente todos os anos a crescer acima da média europeia, há algo que é absolutamente fundamental que é podermos manter esta dinâmica de atração de investimento, de criação de riqueza e de criação de postos de trabalho", começou por referir, acrescentando que estes postos têm de ser qualificados.

"Porque quando nós estamos a formar uma nova geração mais qualificada nós temos de ter empregos mais qualificados que remunerem a nossa nova geração com os níveis de rendimento que ambicionam ter e que têm direito a ter. Temos de ter empresas com capacidade de pagar esses salários porque só assim não vamos desperdiçar o capital humano que temos vindo a formar", ressalvou António Costa.

Para o secretário-geral do PS "para termos essas empresas, temos de ter uma estratégia de atração de investimento, de modernização  do tecido empresarial, de valorização dos produtos e dos serviços que prestamos porque é assim que seguramente vamos ter um país mais rico e com mais rendimento para todos."

Quanto à distribuição da riqueza tem de ser feita "de forma justa e equilibrada em todo o país". "E por isso este grande eixo da Nacional 2 que quase divide o país de Norte a Sul entre Litoral e Interior: Tem de se olhar para as duas margens da estrada e ver que há o lado do Litoral - que temos de continuar a desenvolver - mas que há uma enorme oportunidade que o país tem por aproveitar e o facto de haver uma área do país por aproveitar significa que o nosso potencial de crescer é muito superior àquele que temos sido capazes de utilizar", concluiu.

Já este domingo António Costa fizera um apelo ao país para visitar o "outro Algarve" e conhecer a Estrada Nacional 2 (N2) entre São Brás de Alportel e Almodôvar, como forma de valorizar o Interior e o património natural e cultural, a insistiu em que o Interior é uma "fonte de inspiração".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório