Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Rio alerta que será "derrota para todos" se abstenção não baixar

O líder do PSD, Rui Rio, afirmou hoje que se os níveis de abstenção em Portugal forem idênticos aos das anteriores eleições Europeias isso representa "uma derrota para todos" e "também não é uma vitória para quem não vota".

Rio alerta que será "derrota para todos" se abstenção não baixar
Notícias ao Minuto

13:04 - 26/05/19 por Lusa

Política Eleições Europeias

"O que mais desejo é que os níveis de abstenção baixem um bocado. Não podemos aspirar a que venha para níveis muito baixos mas, se tiverem os níveis que tiveram da outra vez, perto disso ou mais, é uma derrota para todos e também não é uma vitória para quem não vota", disse Rui Rio em declarações aos jornalistas depois de votar na junta de freguesia de Massarelos, no Porto.

Para o presidente social-democrata, "as pessoas têm 17 partidos à escolha", para além de poderem optar pelo "voto branco ou nulo", pelo que "não se justifica" ficarem sem votar.

Quanto ao resultado da noite eleitoral Rio afirmou que, "seja qual for está sempre bem, porque é aquilo que o povo quer".

"Estou na política por serviço. O que o povo quiser está certo", disse.

Rio destacou ainda a importância de votar hoje para o Parlamento Europeu, porque "a Europa está em nossa casa todos os dias".

O presidente do PSD considerou que a mensagem sobre a necessidade de baixar o número de abstencionistas "não passou da forma que devia passar" durante a campanha eleitoral.

"Se me perguntar como se faz, nem eu nem os demais protagonistas temos a fórmula mágica", reconheceu.

Rio notou que o fenómeno não é exclusivo de Portugal e "tem a ver com muitos fatores".

O social-democrata referiu "a crise" que a Europa atravessa como "uma situação muito mais difícil do que qualquer outro momento, a começar pelo Brexit".

O presidente do PSD apontou também "alguma falência do sistema partidário e do regime que tem de ser capaz de se rejuvenescer para se aproximar outra vez das pessoas".

"É uma matéria que me preocupa há muito tempo", lembrou.

Rio revelou que vai passar o dia "em casa", onde vai "ter de trabalhar" devido a "uma série de intervenções" que tem de preparar para a próxima semana.

A expetativa é de tranquilidade, mas, admitiu, "quando chegar ao fim do dia, há sempre alguma expectativa".

"Somos todos humanos", explicou.

Questionado sobre se tem dois discursos preparados para a noite eleitoral, Rio respondeu: "Não tenho nenhum, neste momento".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório