Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

PS apresenta queixa à CNE por campanha de perfis falsos nas redes sociais

O grupo parlamentar do PS apresentou uma queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE) na sequência de notícias sobre uma campanha de perfis falsos nas redes socais, envolvendo um consultor do PSD, foi hoje anunciado.

PS apresenta queixa à CNE por campanha de perfis falsos nas redes sociais
Notícias ao Minuto

15:53 - 14/05/19 por Lusa

Política Europeias

Em causa está uma notícia publicada no sábado pelo Diário de Notícias que dá conta de que o consultor do PSD Rodrigo Gonçalves estaria envolvido numa rede que criava perfis falsos na Internet para "espalhar mentiras" sobre os adversários políticos dos sociais-democratas.

Na sequência desta notícia, Rodrigo Gonçalves anunciou a sua saída do cargo de consultor do PSD.

Entretanto, esta tarde, em comunicado, o grupo parlamentar do PS informou que apresentou uma participação à CNE e à Entidade Fiscalizadora do Financiamento dos Partidos (EFFP) no sentido de "diligenciar junto do Facebook e do Twitter o encerramento das contas" em causa, bem como a adoção de medidas para "neutralizar os perfis falsos".

"O esquema montado pela rede demonstra que esta conhecia a legislação em vigor e pretendeu contorná-la: sendo certo que no período eleitoral são proibidos 'posts' em contas oficiais de redes sociais que contenham 'hastags' promocionais, slogans, mensagens elogiosas", é referido na nota dos socialistas.

Os deputados do PS solicitaram também à EFFP que emita orientações sobre os "meios de campanha proibidos" e adote medidas que "contrariem o seu uso, tendo em conta que esta entidade tem o dever de monitorizar as campanhas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório