Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

"Mais importante" do que ganhar eleições é conseguir maioria de deputados

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, considerou hoje que "mais importante" do que ficar em primeiro lugar nas próximas legislativas é conseguir uma maioria de 116 deputados que viabilize um Governo.

"Mais importante" do que ganhar eleições é conseguir maioria de deputados
Notícias ao Minuto

14:38 - 11/01/19 por Lusa

Política Assunção Cristas

"Neste momento, mais importante do que discutir quem é que fica em primeiro lugar nas eleições, e por essa razão passará a ser primeiro-ministro, ou primeira-ministra, é preciso discutir quem é que consegue juntar 116 deputados no parlamento, que em princípio virão de mais do que um partido", disse Assunção Cristas aos jornalistas.

A presidente do CDS fez estas declarações no final da sua intervenção na primeira Convenção da Europa e da Liberdade, organizada pelo Movimento Europa e Liberdade (MEL), e que decorreu esta manhã em Lisboa.

Cristas foi instada a comentar as palavras do líder da Aliança, Pedro Santana Lopes, que, no mesmo local, desafiou os partidos que não apoiam o executivo socialista a formar um "acordo pós-legislativas" que derrote António Costa e viabilize um novo Governo.

"A opção que admitimos, ou seja, a de um acordo pós-legislativas, pressupõe naturalmente o que parece muito difícil hoje em dia, mas que tem o nosso empenho. Que as forças do centro-direita assumam a vontade e o propósito de viabilizarem conjuntamente a formação de um Governo patriótico, que inicie um novo ciclo político, económico e social", assinalou Santana na intervenção que fez na mesma convenção.

Em resposta, Assunção Cristas destacou que "o CDS tem sido muito claro dizendo que o espaço onde se revê é no espaço político de centro-direita".

"O que significa que, depois das eleições, naturalmente, assim o espero, se for possível juntarmos 116 deputados no espaço político centro-direita, com certeza que teremos todas as condições para governar o país e para conversarmos no sentido dessa governação", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório