Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Deputada do PSD que assinou presença por Barreiras Duarte pede demissão

A deputada do PSD Mercês Borges pediu demissão de todos os cargos no grupo parlamentar do PSD, conforme avança a TVI24.

Deputada do PSD que assinou presença por Barreiras Duarte pede demissão
Notícias ao Minuto

11:57 - 06/12/18 por Filipa Matias Pereira com Lusa

Política Parlamento

A deputada do PSD Maria das Mercês Borges pediu, esta quinta-feira, demissão de todos os cargos em que representava o grupo parlamentar, depois de notícias que a implicam num falso registo do deputado Feliciano Barreiras Duarte numa votação.

De acordo com uma nota de imprensa da bancada social-democrata, o líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, já aceitou este pedido de demissão.

"Perante as últimas notícias vindas a público, a deputada do PSD Maria das Mercês Borges pediu hoje a demissão de todos os cargos em que representava o grupo parlamentar ao presidente do grupo parlamentar Fernando Negrão", refere a nota.

A deputada Maria das Mercês Borges era presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito ao Pagamento de Rendas Excessivas aos Produtores de Eletricidade e coordenadora da bancada do PSD na Comissão do Trabalho.

Segundo a nota, Fernando Negrão aceitou este pedido de demissão e designou para novo presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito ao Pagamento de Rendas Excessivas aos Produtores de Eletricidade o deputado e vice-presidente da direção do grupo parlamentar Emídio Guerreiro.

Negrão admite "comportamento menos adequado" da deputada

O líder parlamentar do PSD admitiu que a deputada teve um "comportamento menos adequado" após as notícias de que terá votado em vez de Feliciano Barreiras Duarte, justificando que "tendo sido iniciativa" de Mercês Borges é porque a própria "achou que havia razões" para se demitir, afirmou à agência Lusa Fernando Negrão.

"Não seria eu a contrariar porque também acho que, a confirmar-se, houve aqui um comportamento menos adequado e, por isso, aceitei a demissão", acrescentou.

Saliente-se que no mesmo dia em que o jornal 'online' Observador noticiou que terá sido Marcês Borges a registar Feliciano Barreiras Duarte na votação na generalidade do Orçamento do Estado para 2019, em 30 de outubro, a conferência de líderes reuniu e analisou a questão das presenças 'fantasma' de deputados em votações. Nessa ocasião, Negrão insistiu na responsabilização pessoal dos eleitos perante os eleitores, admitindo que, internamente, os partidos não têm poder de sanção.

Já Ferro Rodrigues defendeu que o presidente do Parlamento "não é, nem pode ser, o polícia dos deputados, sempre os defendeu, mas quando alguns (poucos) põem em causa o prestígio do parlamento, estão a pôr em causa o prestígio da democracia representativa".

"Parece inquestionável a existência de irregularidades, havendo registo de presenças falsas, com a necessidade de responsabilização dos deputados em questão no que se refere ao registo das suas presenças e dos Grupos Parlamentares a que pertencem", disse ainda, considerando que "afigura-se indispensável distinguir a simples ligação do computador do registo das presenças".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório