Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

O secretário de Estado "João Galamba vai ser metido ao bolso"

Miguel Sousa Tavares considera que o primeiro-ministro não vai deixar João Galamba "criar mais problemas com a EDP".

O secretário de Estado "João Galamba vai ser metido ao bolso"
Notícias ao Minuto

21:50 - 15/10/18 por Melissa Lopes

Política Miguel Sousa Tavares

O escritor e comentador Miguel Sousa Tavares considerou, esta segunda-feira, que João Galamba enquanto secretário de Estado da Energia “vai ser metido ao bolso”, uma vez que falar de Energia é falar da EDP, e esse é um dossiê sensível para o Governo no qual o deputado socialista não terá grande espaço de manobra. 

Na opinião do comentador, “as guerras que havia para ter com a EDP, ele [Galamba] já as herdou encaminhadas” e, por isso, o agora escolhido para a pasta vai ter um ‘low-profile’.

“António Costa não o vai deixar criar mais problemas com a EDP”, prevê o comentador, especialmente numa altura em que “há rumores de que os chineses querem sair”. “O dossiê está muito sensível”, considerou, lembrando que falar com a EDP significa falar, também, com o governo chinês.

Com ironia, Sousa Tavares atirou ainda que “Costa não vai deixar que João Galamba vá governar a EDP através de tweets e de posts de Facebook”. “Não vai ser assim com certeza”, insistiu.

Em todo o caso, o comentador sublinha o facto de, no espaço de uma semana, o primeiro-ministro ter atribuído pastas a dois dissidentes/divergentes da bancada parlamentar: João Galamba, que agora assume a secretaria de Estado da Energia, e Carlos Pereira, escolhido para tutelar a ERSE.

Estas alterações nas pastas ocorrem numa altura de uma profunda e inesperada remodelação no Governo, anunciada este domingo. A reboque do pedido de demissão de Azeredo Lopes, António Costa aproveitou para mudar os ministros da Cultura, Economia e da Saúde. Novos ministros tomaram, esta segunda-feira, posse. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório