Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

João Galamba, o novo secretário de Estado da Energia

O deputado socialista apurou o Notícias ao Minuto está de malas e bagagens para integrar o elenco governativo.

João Galamba, o novo secretário de Estado da Energia
Notícias ao Minuto

13:25 - 15/10/18 por Natacha Nunes Costa com Ana Lemos

Política Governo

Logo após a tomada de posse dos novos cinco ministros, a SIC Notícias avançou com a informação e, entretanto, o Notícias ao Minuto confirmou: João Galamba será o próximo secretário de Estado da Energia, ocupando assim o cargo até agora ocupado por Jorge Seguro Sanches.

A nomeação, ainda não confirmada oficialmente, acontece depois de em maio, o deputado ter abandonado a Comissão Permanente dos socialistas, de que era o porta-voz, fazendo apenas parte, atualmente, do Secretariado Nacional do PS, o órgão de direção formal deste partido e que é liderado por António Costa.

Saliente-se que, no âmbito da remodelação operada no Governo, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, tomou posse esta segunda-feira como ministro do Ambiente e da Transição Energética, pasta até então no Ministério da Economia.

Quando questionado sobre se as mudanças que agora são operadas no setor da energia são favoráveis aos interesses de empresas como a EDP, António Costa contrapôs que as mudanças "fazem seguramente a vontade a todos aqueles que têm consciência de que as alterações climáticas são uma ameaça real".

"As alterações climáticas constituem mesmo o maior desafio que se coloca atualmente para o ambiente. Isso significa que a política de energia tem de estar orientada pelo objetivo fundamental de se assegurar a descarbonização da economia e a transição energética. Por isso, a energia está onde deve estar, ou seja, no Ministério do Ambiente", acrescentou.

A posse dos novos secretários de Estado, que serão entretanto nomeados, está marcada para quarta-feira, pelas 11h00, no Palácio de Belém.

[Notícia atualizada às 16h09]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório