À chegada ao estuário do Tejo, irão embarcar no navio da marinha a secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Berta Cabral, o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, general Luís Esteves de Araújo e o chefe do Estado-Maior da Armada, almirante José Saldanha Lopes, fazendo a viagem a bordo até a fragata atracar na base naval de Lisboa.
A fragata da marinha Portuguesa liderou desde o início de abril a Operação Atalanta, que pretende assegurar a proteção dos navios do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas e, simultaneamente, combater a pirataria no Mar Vermelho, Golfo de Áden, Golfo de Omã e em toda a Bacia da Somália, incluindo a parte norte do Canal de Moçambique.
De acordo com uma nota da marinha, durante o período de integração da fragata Álvares Cabral, "não ocorreu nenhum ataque pirata com sucesso e a EU NAVFOR continuou a garantir as escoltas aos navios do Programa Alimentar Mundial, que permitiram que a ajuda alimentar chegasse ao povo da Somália de forma segura e regular".
Ainda segundo a marinha, durante a missão embarcaram a bordo da fragata um oficial da marinha do Brasil e um oficial da marinha de Moçambique, que "puderam observar os procedimentos e táticas de combate à pirataria na área de operações, contribuindo assim para o reforço das ações de cooperação bilateral entre Portugal e os dois países".
A fragata Álvares Cabral, que é comandado pelo capitão-de-mar-e-guerra Nuno Sobral Domingues, dispõe de um helicóptero Lynx e a sua guarnição é constituída por 187 militares.