Centro Hospitalar do Baixo Vouga tem nova cirurgia oftalmológica

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) vai começar a realizar a consulta da córnea e a cirurgia da retina, evitando assim que os utentes tenham de se deslocar para outras instituições hospitalares mais distantes, anunciou hoje fonte hospitalar.

--

©

Lusa
13/08/2013 12:26 ‧ 13/08/2013 por Lusa

País

Saúde

A implementação destas duas novas e diferenciadas abordagens clínicas será possível devido à contratação de mais dois médicos especialistas, que vão reforçar o serviço de oftalmologia do CHBV a partir de outubro.

"Este reforço clínico do serviço de oftalmologia, devidamente autorizado pela tutela, vai permitir concretizar a estratégia da administração deste centro hospitalar que passa pela implementação de cuidados de proximidade, mais seguros e diferenciados", refere o CHBV em comunicado.

Outra das medidas tomadas pelo centro hospitalar para garantir uma maior proximidade foi o arranque, em maio passado, de períodos de consulta de oftalmologia no polo de Águeda.

Paralelamente, foram criadas condições para que os utentes daquela região passassem a realizar todos os exames de diagnóstico e terapêutica da área oftalmológica no Hospital de Aveiro, evitando assim a deslocação para Coimbra, como acontecia até então.

Na mesma nota, o CHBV anuncia a realização, a partir do próximo ano letivo, de um rastreio oftalmológico junto das crianças da região que frequentam o ensino básico, de forma a detetar situações que necessitem de intervenção precoce.

Atualmente, o serviço de oftalmologia é composto por seis médicos (aos quais se juntarão os dois em fase de contratação), dois técnicos de ortóptica e dois auxiliares de ação médica.

No primeiro semestre de 2013, foram realizadas no CHBV, que integra os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, 8896 consultas de especialidade, 4621 exames de diagnóstico e terapêutica e 891 cirurgias.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas