O caos foi lançado. Todos os balcões do BPI em Lisboa foram evacuados após ameaça de bomba. Segundo a TVI, a ameaça terá sido feita para mais do que uma das dependências do banco.
Ao Notícias ao Minuto, o oficial de relações públicas do comando metropolitano da PSP adiantou que a ameaça "foi feita para o balcão das Laranjeiras, [na Rua Tomás da Fonseca], por volta das 9h05", com a indicação de que "uma bomba iria explodir durante a manhã".
A mesma fonte afirmou também que a ameaça de bomba "não parece plausível", sendo que tudo estará já "a voltar à normalidade".
Tratou-se, portanto, de um falso alarme, tendo os funcionários voltado às instalações das várias dependências, segundo fonte do banco indicou à agência Lusa.
Pouco depois das 11h00, fonte do BPI reforçou que os funcionários estavam a regressar ao trabalho.
A assessoria do banco esclareceu que, depois da receção da ameaça "anónima" de bomba, se procedeu à evacuação das instalações na capital.
"O banco informou de imediato as autoridades policiais e pôs em execução o procedimento de segurança estabelecido para estas situações, fazendo evacuar todas as suas instalações em Lisboa", pode ler-se numa resposta enviada à agência Lusa.
Na mesma resposta, o BPI informou que o funcionamento normal do Banco foi reposto por "se tratar de um falso alarme".
"Objeto suspeito" na via pública fecha Avenida Casal Ribeiro
"Trata-se supostamente de um saco suspeito que está abandonado na via pública junto a um edifício na Avenida Casal Ribeiro. Foram tomadas as medidas preventivas de isolamento do local e vamos proceder à verificação do objeto", detalhou, em declarações à Lusa, Hugo Palma, das Relações Públicas da Direção Nacional da PSP.
De acordo com Hugo Palma, o alerta foi dado "pouco depois das 12h15" e o isolamento do local, no Saldanha, foi feito por elementos do Comando Metropolitano de Lisboa, enquanto a verificação do objeto foi realizada pela Unidade Especial de Polícia.
Fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis) adiantou ainda à Lusa que "quando os funcionários da dependência do BPI [na Avenida Casal Ribeiro] estavam a regressar ao local de trabalho repararam num objeto estranho junto ao exterior".
"A administração pediu ajuda policial, que mandou para o local uma equipa do Centro de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo", precisou a fonte do Cometlis, adiantando ainda que no perímetro de segurança foram fechadas ao trânsito a Rua Actor Taborda até à Avenida Defensores de Chaves e a Rua Fernão Lopes.
O trânsito viria a ser reaberto perto das 15h30. "Tratava-se de um objeto de plástico que tinha algo de plástico também. Não se verificou nada de explosivo", fez sobressair Hugo Palma.
[Notícia atualizada às 15h50]