Foco de Legionella na CUF pode ter origem no sistema de águas sanitárias

Diretor clínico adjunto do hospital admite que possam haver mais casos. Quatro doentes estão "estáveis".

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto
28/01/2018 18:25 ‧ 28/01/2018 por Notícias Ao Minuto

País

Bactéria

As quatro pessoas infetadas com a bactéria de legionella no Hospital CUF Descobertas continuam “estáveis”, estando apenas uma das doentes a ser monitorizada na unidade de cuidados intensivos. Das quatro doentes, duas são funcionárias do hospital.

O diretor clínico adjunto do hospital diz que ainda não há certezas relativamente à origem do foco do vírus. De acordo com Paulo Gomes, a origem poderá ser no sistema de águas sanitárias e de duches do hospital, uma vez que este não dispõe de torres de arrefecimento. 

“Neste hospital, o problema não é de climatização, não temos torres de arrefecimento, não temos essa fragilidade, portanto o nexo de causalidade, a existir e a confirmar-se que é dentro do hospital, é no sistema das águas sanitárias e nos duches. Nesse sentido, todas as medidas curativas desta situação foram dirigidas para a esterilização de águas sanitárias”.

Apesar de considerar prematuro, o diretor clínico adjunto admite que possam existir mais casos de Legionella no Hospital CUF Descobertas.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou hoje que foram detetados quatro casos de doença dos legionários no Hospital CUF Descobertas.

"Todos os doentes são mulheres e todas se encontram estáveis", adianta Graça Freitas num comunicado publicado no site da DDS.

A diretora-geral da Saúde garantiu que "as medidas enunciadas estão já a ser aplicadas", adiantando que "as entidades envolvidas continuam a acompanhar a evolução da situação e a Direção-Geral da Saúde atualizará a informação sempre que necessário".

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas