Meteorologia

  • 23 MAIO 2018
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

Foco de Legionella na CUF pode ter origem no sistema de águas sanitárias

Diretor clínico adjunto do hospital admite que possam haver mais casos. Quatro doentes estão "estáveis".

Foco de Legionella na CUF pode ter origem no sistema de águas sanitárias
Notícias ao Minuto

18:25 - 28/01/18 por Notícias Ao Minuto

País Bactéria

As quatro pessoas infetadas com a bactéria de legionella no Hospital CUF Descobertas continuam “estáveis”, estando apenas uma das doentes a ser monitorizada na unidade de cuidados intensivos. Das quatro doentes, duas são funcionárias do hospital.

O diretor clínico adjunto do hospital diz que ainda não há certezas relativamente à origem do foco do vírus. De acordo com Paulo Gomes, a origem poderá ser no sistema de águas sanitárias e de duches do hospital, uma vez que este não dispõe de torres de arrefecimento. 

“Neste hospital, o problema não é de climatização, não temos torres de arrefecimento, não temos essa fragilidade, portanto o nexo de causalidade, a existir e a confirmar-se que é dentro do hospital, é no sistema das águas sanitárias e nos duches. Nesse sentido, todas as medidas curativas desta situação foram dirigidas para a esterilização de águas sanitárias”.

Apesar de considerar prematuro, o diretor clínico adjunto admite que possam existir mais casos de Legionella no Hospital CUF Descobertas.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou hoje que foram detetados quatro casos de doença dos legionários no Hospital CUF Descobertas.

"Todos os doentes são mulheres e todas se encontram estáveis", adianta Graça Freitas num comunicado publicado no site da DDS.

A diretora-geral da Saúde garantiu que "as medidas enunciadas estão já a ser aplicadas", adiantando que "as entidades envolvidas continuam a acompanhar a evolução da situação e a Direção-Geral da Saúde atualizará a informação sempre que necessário".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.