Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Tribunal de Beja desmente psiquiatra. Não foi pedida perícia a um morto

A denúncia feita pela diretora do Departamento de Psiquiatria do Hospital de Beja gerou polémica, o que levou a uma tomada de posição do juiz presidente do Tribunal de Beja.

Tribunal de Beja desmente psiquiatra. Não foi pedida perícia a um morto
Notícias ao Minuto

08:30 - 25/01/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Polémica

A polémica estalou quando a diretora do Departamento de Psiquiatria do Hospital de Beja escreveu na sua página de Facebook que o Tribunal de Beja lhe havia pedido que levasse a cabo uma avaliação psiquiátrica a um morto, no cemitério. Ana Matos Pires dizia mesmo que tal nunca lhe tinha acontecido e que fora obrigada a responder à autoridade judicial que não seria possível, pois a pessoa em causa estava morta.

Face a esta situação o Notícias ao Minuto questionou o juiz presidente do Tribunal de Beja que, num primeiro momento, disse não ter conhecimento da situação e que não compreendia como tal poderia ter acontecido.

Mas depois de averiguar o sucedido, o juiz desembargador revelou ao Notícias ao Minuto que o pedido feito por uma juíza não correspondia ao descrito pela psiquiatra Ana Matos Pires.

“Não foi determinada a realização atual de uma perícia médico-legal a um morto”, garantiu o juiz José Lúcio sustentando a sua versão nos documentos do tribunal enviados ao Notícias ao Minuto.

O requerimento da advogada das partes interessadas em anular a validade do testamento deixado pelo homem falecido pedia que fosse elaborada uma “perícia especializada tendo em vista a apurar se à data da outorga do testamento o falecido se encontrava no pleno uso das suas faculdades para nele outorgar como outorgou”.

“Assim, deverá o senhor perito a nomear, tendo por base os elementos clínicos àquele respeitantes, o seu estado de saúde de então e a doença de que padecia - síndrome demencial”, pode ler-se no referido requerimento.

Nesta senda, a juíza responsável pelo processo emitiu um despacho no qual determina à secretária que solicite a informação sobre se é viável satisfazer o pedido requerido, face ao falecimento do testador.

Assim, no ofício enviado à diretora do Departamento de Psiquiatria do Hospital de Beja é isso que é questionado.

Ora, o juiz presidente considera que face ao exposto “parece não resultar qualquer outra interpretação possível que não seja a que literalmente consta do mesmo: solicita-se informação sobre se é ou não possível, perante os elementos clínicos disponíveis, responder à questão colocada pelos interessados requerentes sobre se na data em que outorgou o testamento o falecido testador estava em condições mentais para o fazer”.

“Facilmente se comprova que [as acusações] em nada se identificam com a realidade dos factos e obviamente afetam de modo injusto a imagem e o prestígio dos Tribunais”, remata o juiz desembargador do Tribunal da Relação de Évora.

O Notícias ao Minuto tentou entrar em contacto, mais do que uma vez, com a psiquiatra Ana Matos Pires, mas não foi possível chegar à fala com a especialista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório