Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Europa promove ensino e formação profissional e Ivo Soares é o embaixador

Semana Europeia da Formação Profissional decorre de 20 a 24 de novembro. O cantor Ivo Soares é o embaixador da iniciativa que pretende tornar o ensino e formação profissional “mais atrativo”.

Europa promove ensino e formação profissional e Ivo Soares é o embaixador
Notícias ao Minuto

07:06 - 19/11/17 por Pedro Bastos Reis

País Comissão Europeia

Quem seguia o programa 'Portugal Tem Talento' certamente que se recordará do jovem Ivo Soares, que, em 2011, quando tinha apenas 15 anos, foi um dos finalistas do concurso.

Desde então, Ivo Soares tem construído a sua carreira como músico, mas não se fica apenas por aí. O cantor é o embaixador português da Semana Europeia da Formação Profissional, uma “iniciativa da Comissão Europeia que visa tornar mais atrativo o ensino e formação profissional (EFP) com vista a competências e empregos da qualidade”, que começa amanhã, segunda-feira, e prolongar-se-á até dia 24 de novembro, sexta-feira.

Para Ivo Soares, “é uma honra e uma responsabilidade” ser o rosto português desta iniciativa. “Foi um convite que me fizeram através do meu conservatório, e a organização escolheu-me para ir a Bruxelas representar o nosso país”, começa por contar o cantor em conversa com o Notícias ao Minuto.

Devido ao sucesso da primeira edição – mais de 100 eventos em toda a Europa, com mais de um milhão de participantes -, a Comissão Europeia decidiu repita-la este ano, em que se espera que a participação seja superior. Nesse sentido, durante esta semana serão realizadas centenas de iniciativas por toda a Europa, nomeadamente dias abertos nas escolas, jornadas de emprego, feiras de educação, exposições comerciais, torneios de competências, conferências ou visitas de celebridades a empresas para proporcionarem um “dia diferente”.

“Felizmente, hoje em dia, já há abertura no ensino para imensas áreas, para que cada pessoa possa investir no seu sonho”, afirma Ivo Soares, que vê nos cursos do EFP excelentes perspetivas de futuro.“Devemos seguir os nossos sonhos ao máximo e fazermos o que gostamos. Isso é o mais importante”.

O objetivo principal da iniciativa é “perceber os benefícios da opção pelo EFP”. “O EFP proporciona às pessoas competências, conhecimentos e competências práticas e transferíveis de que o mercado de trabalho necessita, bem como a capacidade de desempenhar um papel na sociedade em geral”, lê-se no documento divulgado pela organização da Semana Europeia da Formação Profissional.

O principal foco das atividades desta iniciativa organizada pela Comissão Europeia será em Bruxelas. No entanto, a ideia é que cada país seja dinâmico e crie as suas próprias atividades. No fundo, trazer para o centro do debate, nas escolas e nas empresas, a importância e as mais-valias do ingresso em cursos de EFP.

Assim sendo, as atividades de promoção ao ensino não ficarão por aqui, e até ao final do ano pretende-se que estas continuem a ser realizadas.

"Descobre o teu talento!"

Além da promoção do EFP, a Comissão Europeia pretende, durante esta semana, destacar três subtemas, nomeadamente a “mobilidade pela Europa”, que permite obter “uma maior variedade de competências específicas e transversais”, a “cooperação sectorial”, para promover competências específicas, bem como as “parcerias EFP-empresas, fundamentais para ligar a procura de competências por parte dos empregadores à formação ministrada pelos prestadores de EFP, tanto para jovens como para adultos”.

Para usufruírem das vantagens deste tipo de formação, é fundamental que cada pessoa perceba quais são as suas competências e como é possível explorá-las da melhor forma. “Descobre o teu talento!” é, por isso, o mote da iniciativa que pretende incentivar os jovens, mas não só, a seguirem pela via do EFP.

Ao Notícias ao Minuto, o embaixador português da Semana Europeia da Formação Profissional conta que descobriu o seu talento quando era criança. “Os meus pais dizem que canto muito desde bebé”, salienta. Depois, aos 9 anos, começou a cantar em bares de karaoke. Aos 15, era finalista de um concurso de talentos. Hoje, além de músico, é professor de voz da Escola de Artes da Torre da Marinha. Dá também aulas particulares.

“A pessoa deve ser honesta consigo própria. Uma pessoa nunca vai ser feliz, realmente, a fazer o que não gosta. Acho que, hoje em dia, há possibilidade de fazer tudo, desde que uma pessoa se esforce e não desista”, destaca Ivo Soares. É por isso que, diz, vai promover a Semana Europeia da Formação Profissional “ao máximo”.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser consultadas aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório