Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

É inevitável, é já hoje que a Terra Treme. Recorde aqui como proceder

Terra Treme é um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico e tem como objetivo maior preparar a população para a inevitabilidade de um sismo em Portugal.

Notícias ao Minuto

07:25 - 13/10/17 por Melissa Lopes

País Proteção Civil

Às 10h13 horas de hoje vai realizar-se um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico - a Terra Treme que tem como objetivo maior “aumentar o grau de preparação da população para fazer como agir face ao próximo sismo, que não se sabendo quando e onde ocorrerá, sabe-se, porém, que é inevitável”, diz ao Notícias ao Minuto a Proteção Civil.

A iniciativa, explica a Proteção Civil em comunicado, "visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo". O exercício propriamente dito compreende a prática de três gestos simples que podem fazer a diferença no caso da ocorrência de sismo.

Durante um minuto, os participantes, seja de forma individual ou coletiva (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), vão executar três gestos de autoproteção: Baixar-Proteger-Aguardar, independentemente do local onde estejam naquele dia e hora convencionados.

A data escolhida para este exercício não foi uma escolha ao acaso, uma vez que se enquadra no Dia Internacional para a Redução de Catástofres, uma efeméride instituída pela Organização das Nações Unidas que tem este ano como tema central 'Home Safe Home: Reducing Exposure, Reducing Displacement'.

Embora a iniciativa vise abranger todos os cidadãos nacionais, os organizadores voltam a colocar especial enfoque na comunidade mais jovem, frisa a Proteção Civil. Assim, serão, especialmente, os alunos do ensino básico a fazer parte desta iniciativa. "Trata-se de um segmento da população muito recetivo e permeável à mensagem subjacente à iniciativa, e que, em regra, altera mais facilmente comportamentos e atitudes face ao risco, bem como demonstra capacidade de influenciar, por via do contacto com os mais velhos, mudanças idênticas noutros segmentos e grupos da população", fundamenta ainda a ANPC.

Apesar disso, o exercício terá uma expressão nacional. Por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANPC irão, durante os próximos dias, articular e coordenar em parceria com as respetivas comunidades educativas locais, as associações de bombeiros, os serviços municipais de Proteção Civil e os demais agentes de proteção civil a realização de ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo, assim como a realização do exercício 'A Terra Treme', na data e hora convencionadas para o efeito.

A Proteção Civil convida-o a apoiar esta iniciativa, a registar a sua presença no site www.aterratreme.pt e a partilhar nas redes sociais usando a #aterratreme. No vídeo acima, disponibilizado pela ANPC, são-lhe dados alguns conselhos para estar preparado para um sismo, assim como deverá agir no momento.Foi ainda criado um site para sensibilizar os mais novos. No vídeo acima, disponibilizado pela ANPC, são-lhe dados alguns conselhos para estar preparado para um sismo, assim como deverá agir no momento.

Esta é já a 5.ª edição do exercício organizado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em conjunto com a Direção-Geral da Educação (DGE), a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório