Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Pena suspensa para mulher que atropelou mortalmente peregrino

O Tribunal de São João da Madeira condenou hoje a nove meses de prisão, com pena suspensa, uma mulher de 44 anos que atropelou mortalmente um peregrino que seguia para Fátima de bicicleta.

Pena suspensa para mulher que atropelou mortalmente peregrino
Notícias ao Minuto

20:37 - 04/07/13 por Lusa

País S. João da Madeira

O acidente ocorreu em junho de 2011, quando a condutora, que regressava de uma noite passada numa discoteca, atropelou mortalmente um homem de 62 anos que seguia de bicicleta no IC2 (itinerário complementar), em São João da Madeira.

Segundo a acusação, após o atropelamento, a mulher prosseguiu a marcha sem prestar auxílio à vítima, sendo identificada mais tarde, na sequência de investigações feitas pela GNR.

O tribunal condenou a arguida a nove meses de prisão, com pena suspensa durante um ano, por um crime de homicídio por negligência, absolvendo-a do crime de omissão na prestação de auxílio ao sinistrado.

A condutora foi ainda condenada a pagar cerca de 140 mil euros de indemnização aos familiares da vítima, que corresponde a cerca de metade do valor que era pedido.

Durante o julgamento, a mulher negou sempre estar sob o efeito do álcool, no dia do acidente, e disse que julgava ter sido uma pedra a bater-lhe no carro e que não parou com medo de ser assaltada.

O tribunal atribuiu parte da responsabilidade do acidente à vítima, entendendo que o homem teve uma conduta negligente, porque usava roupa escura e circulava sem capacete e colete refletor.

Nas alegações finais, o procurador do Ministério Público defendeu a condenação da mulher, considerando que ficaram provados os dois crimes de que estava acusada.

Já o advogado da arguida defendeu que o acidente resultou "por descuido" de ambos os intervenientes, devido à falta de cuidado tanto da condutora como da vítima.

O homem, de 62 anos, residente em Lourosa, Santa Maria da Feira, fazia parte de um grupo de 40 peregrinos que se deslocavam para o santuário de Fátima, em que uns circulavam a pé e outros de bicicleta.

Na altura do acidente, o homem seguia isolado do restante grupo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório