Meteorologia

  • 11 DEZEMBRO 2017
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 13º

Edição

Governo prolonga período crítico de incêndios até dia 15 de outubro

Fase deveria terminar amanhã, dia 30 de setembro, mas o Executivo decidiu prolongá-la devido às condições meteorológicas previstas para a primeira quinzena de outubro.

Governo prolonga período crítico de incêndios até dia 15 de outubro
Notícias ao Minuto

12:49 - 29/09/17 por Pedro Bastos Reis

País Comunicado

No âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios, o Governo decidiu prolongar o período crítico de incêndios até ao próximo dia 15 de outubro.

Numa nota enviada às redações, o Executivo justifica a decisão devido a “circunstâncias meteorológicas excecionais prováveis para a primeira quinzena de outubro”, pelo que serão prolongadas as “medidas e ações especiais de prevenção de incêndios florestais”.

Nesse sentido, durante o período crítico de incêndios, nos espaços florestais ou agrícolas, é proibido fumar, fazer lume ou fogueiras, fazer queimas ou queimadas, lançar foguetes e balões de mecha acesa, fumigar ou desinfestar apiários, bem como fazer circular tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não tenham extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.

O período crítico de incêndios deveria terminar amanhã, sábado, mas o Governo teve em conta as temperaturas elevadas e a baixa probabilidade de ocorrência de precipitação, pelo que o risco de incêndio mantém-se em nível elevado.

A fase ‘Charlie’ começou no dia 1 de julho, sendo que os meios foram reforçados devido à tragédia de Pedrógão Grande, a 17 de junho, que provocou a morte de 64 pessoas e ferimentos em 200.

No balanço feito até ao momento, há registo de mais de 230 mil hectares de área ardida, a maior da última década e a terceira desde que há registos.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório