Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Comic Con Portugal: Usar Cultura Pop para mudar perspetiva de ver o mundo

A Comic Con Portugal já vai na sua quarta edição e promete continuar a crescer. Os fãs agradecem e deverão voltar a marcar presença na Exponor.

Notícias ao Minuto

08:33 - 22/10/17 por Fábio Nunes

País Eventos

A Comic Con Portugal vai para a sua quarta edição este ano. Entre os dias 14 e 17 de dezembro, a Exponor volta a ser o local que vai receber fãs, apreciadores e os convidados das mais diversas artes que fazem parte da Comic Con. É um evento recente no panorama nacional mas que veio preencher um desejo dos fãs de banda desenhada, anime, manga, cosplay, cinema e das séries de televisão. Com tantas Comic Con a acontecerem nos mais diversos locais do planeta, os portugueses já queriam uma em Portugal.

Com eventos que reúnem algumas áreas (o Iberanime engloba o anime, o manga, o cosplay e o gaming, por exemplo), a Comic Con veio juntar todas num só evento. Paulo Rocha Cardoso, diretor da Comic Con Portugal, explicou ao Notícias ao Minuto como surgiu a ideia de trazer para Portugal a Comic Con.

"Todos crescemos com as referências da Cultura Pop, desde Star Wars, Homem Aranha, Regresso ao Futuro entre muitos outros e na sua essência a criação da Comic Con Portugal teve como objetivo a promoção da indústria da Cultura Pop no nosso país. Existem vários eventos sobre algumas das áreas representadas como cinema, banda desenhada, gaming, cosplay e anime, entre outros, mas não existia em Portugal um evento onde o visitante tivesse a oportunidade de estar em contacto com todas as áreas num espaço único, onde fosse possível a interação, diversão e viver o conjunto de experiências deste universo".

O objetivo era claro. "Promover a Cultura Pop em Portugal e permitir que o cinema, a televisão, a banda desenhada, a literatura e o cosplay, anime e manga assumam uma posição ainda mais real e tangível na vida dos nossos fãs, semelhante aos modelos dos eventos internacionais, mas inserido e adaptado à cultura portuguesa", afirma o responsável do evento.

Notícias ao MinutoAo longo dos quatro dias não faltam atividades nas quais os visitantes podem participar© Comic Con Portugal

O evento foi, naturalmente, bem recebido e a adesão tem sido bastante positiva. No ano passado, quase 73 mil pessoas foram à Comic Con. "Tem apresentado um crescimento notório! Tem sido um desafio estar à altura das expectativas dos nossos fãs, no entanto temos tentado sempre cumprir esse objetivo, proporcionando dias de pura experiência, com um crescimento de mais de 20 mil visitantes de edição para edição", refere Paulo Rocha Cardoso, que acrescenta que até a organização tem ficado surpreendida com o número de visitantes todos os anos.

"Cada evento foi acima do esperado, graças ao empenho de toda a comunidade, e ainda que parte do trabalho da construção do evento seja da organização, o que fez com que a Comic Con Portugal se tenha tornado num universo único, foi sem dúvida decisivo o contributo de cada visitante/fã e dos nossos parceiros. Desde a primeira edição em 2014, é cada vez mais evidente uma grande abertura do público e da indústria portuguesa aos conteúdos da Cultura Pop".

Daniela Ruah é um dos destaque no cartaz desta edição

O cartaz da Comic Con Portugal deste ano já conta com bastantes confirmações. "Nesta quarta edição da Comic Con Portugal asseguramos muito dinamismo, emoção, diversão e acima de tudo experiências únicas. Em relação ao cartaz, contamos já com alguns nomes confirmados como o da atriz portuguesa Daniela Ruah ('NCIS: Los Angeles'), Edward James Olmos ('Battlestar Galactica', 'Dexter' e 'Blade Runner 2049'), Katherine McNamara ('Maze Runner' e 'Shadowhunters') e Dominic Purcell ('Prison Break', 'The Flash' e 'Blade 3') na área de cinema e TV; em banda desenhada e literatura temos a confirmação da presença de Brian Michael Bendis, Hermann, Andrjez Sapkowski, Rafael Albuquerque e Claire North como artistas internacionais e Nuno Plati e Nuno Saraiva como artistas nacionais", destaca Paulo Rocha Cardoso.

Nas próximas semanas deverão ser confirmados mais nomes para completar o cartaz desta edição. Quanto a novidades, a organização preparou várias. "Este ano também queremos proporcionar oportunidades à medida das necessidades dos nossos visitantes e com o regresso às aulas decidimos criar o #KidsGoFree, permitindo que todas as famílias tenham a possibilidade de trazer os seus filhos (dos 0 aos 12 anos) ao evento com a atribuição de um Bilhete Kids a cada bilhete de adulto adquirido", revela o diretor do evento. Mas há mais novidades.

Notícias ao MinutoA Exponor volta a receber a Comic Con Portugal© Comic Con Portugal

"Vamos ter dias dedicados às escolas (dia 14 e dia 15 de dezembro) ao que iremos também estimular à leitura com a ação #ShareABook - onde os visitantes poderão entregar um livro que será posteriormente doado a escolas e instituições. Quem aderir a esta ação obterá um desconto no seu bilhete diário. Outro ponto importante detetado, ao longo destas três edições, foi a existência da formação de grupos de amigos para irem ao evento juntos, por essa razão criamos o #CCPTSquad, na aquisição de 10 bilhetes diários em simultâneo será oferecido o 11º bilhete", conta Paulo Rocha Cardoso.

Vai ser ainda criada uma nova área na Comic Con, o Comic To Business, "onde existirá a possibilidade de verificar como se movimenta, quais as tendências e oportunidades que existem na indústria da Cultura Pop em Portugal, no momento e no futuro".

Mas a Comic Con não vive só de novidades. O popular concurso 'Heróis do Cosplay' promete animar a Exponor e trazer muitos cosplayers, como tem acontecido nas edições anteriores.

Recentemente muito se falou da possibilidade de a edição de 2018 da Comic Con Portugal mudar-se do Porto para Lisboa. No entanto, essa é apenas uma possibilidade que carece de confirmação. Mas ideias não faltam à organização para fazer crescer mais o evento e tornar a Comic Con Portugal ainda mais especial para os seus fãs.

"Um dos objetivos que está sempre presente no nosso propósito é continuar a sermos um veículo e um marco de toda a Cultura Pop no nosso país, seja para a indústria, seja para os nossos visitantes. Estamos a trabalhar para a transformação da Comic Con Portugal, usando as referências e os valores da Cultura Pop para nos fazer sentir ligados às personagens e narrativas, criando experiências e memórias que mudam e melhoram a nossa perspetiva de vermos o mundo e a nós mesmos", diz Paulo Rocha Cardoso.

Notícias ao Minuto[O cosplay está sempre em destaque neste evento]© Comic Con Portugal

Aos interessados em irem até à Exponor ao evento, os bilhetes estão à venda no site e nas redes sociais da Comic Con Portugal, na BOL – Bilheteira Online e nos locais habituais. O bilhete diário custa 18 euros, o bilhete weekend 46 euros e o bilhete para os quatro dias do evento custa 69 euros. Há ainda packs que podem interessar aos visitantes. O pack viagem que inclui o bilhete e a viagem, o pack alojamento, que além do bilhete também inclui o alojamento, e o full pack que inclui bilhete, viagem e alojamento. Os preços variam entre os 19 e os 70 euros.

Quatro dias onde a Cultura Pop vai predominar no Porto e onde os visitantes poderão desfrutar de uma experiência diferente. Certo, é que não vai ser preciso muito para entrar no espírito. Basta chegar à Exponor e entrar no universo de fantasia e ficção. Com ou sem cosplay.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório