Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Atenção, muitos batons do cieiro têm substâncias nocivas. Mas há exceções

A DECO fez um estudo sobre os batons vendidos no mercado e há poucas notícias positivas.

Notícias ao Minuto

12:15 - 27/09/17 por Inês André de Figueiredo

País DECO

"Passar o batom hidratante nos lábios pode não ser uma prática tão benéfica e inofensiva como parece”, o alerta é feito pela DECO que testou “20 produtos adquiridos em supermercados, farmácias, perfumarias e lojas de produtos naturais”, o que levou a descobrir que 14 desses batons contêm “substâncias potencialmente perigosas para a saúde”.

Batons das marcas Aptonia, Labello, Maybelline, Johnson, Carmex, Eucerin, Uriage e Vasenol são detentores de substâncias MOSH e MOAH. Vichy e La Roche-Posay contêm Posh e os do Continente e Avène têm MOSH e não foi possível medir os MOAH. Mas o que são, de facto, estas substâncias e qual o mal que fazem à saúde?

As substâncias potencialmente perigosas de que a DECO fala são “derivadas do petróleo, os chamados hidrocarbonetos, que fazem parte da composição dos óleos minerais”. A lei permite que estas sejam usadas em cosméticos, mas no caso de estes poderem ser engolidos, como é o caso dos batons, não é bem assim.

“Alguns dos hidrocarbonetos que encontrámos (conhecidos pelas siglas MOSH e POSH) acumulam-se em diversos órgãos, incluindo o fígado, o baço e os gânglios linfáticos, favorecendo o aparecimento de microgranulomas (nódulos); outros (MOAH) podem ser cancerígenos e causar mutações genéticas”, refere a associação de defesa do consumidor.

Mas nem tudo são más notícias. O estudo da DECO conseguiu escolher seis bons batons, três de “boa qualidade” e três de “média qualidade”.

O vencedor do ‘Melhor do Teste’ e da ‘Escolha Acertada’ recaiu sobre a mesma marca: o baton Cien Care Baton Hidratante, mais especificamente o da marca do Lidl. Com o preço de 1,99 euros “oferece a melhor hidratação e apresenta o preço mais baixo: cada unidade custa cerca de 5 euros menos do que o Caudalie Soins des Lèvres, o produto mais caro do teste”.

Este baton da Caudalie ficou em segundo lugar do teste, seguindo-se o Cattier Lip Care Repairs, Weleda Everon, Bonté Lip Softness (Minipreço) e o Dr. Organic Bálsamo Labial Aloe Vera.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório