Fogo em Ferreira do Zêzere chega a distrito de Castelo Branco

A Proteção Civil descreve a situação como "complexa". Aviões e meios terrestres que chegaram de Espanha estão a ajudar a combater as chamas em Ferreira do Zêzere.

Notícia

© Global Imagens

Pedro Bastos Reis
13/08/2017 19:21 ‧ 13/08/2017 por Pedro Bastos Reis

País

Incêndios

O incêndio que lavra em Ferreira do Zêzere, no distrito de Santarém, chegou ao distrito de Castelo Branco, mais precisamente a Vila de Rei, durante a tarde deste domingo.

No segundo briefing diário da Proteção Civil, a adjunta nacional de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Patrícia Gaspar, descreveu a situação como “complexa”.

Nesse sentido, os três aviões e os dois módulos terrestres que chegaram hoje de Espanha, depois de Portugal ter ativado ontem, sábado, o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, estão a ajudar no combate às chamas. “Todos estes meios que vieram de Espanha estão empenhados nas operações em Ferreira do Zêzere e agora em Vila de Rei”, afirmou Patrícia Gaspar.

Para além deste incêndio, os fogos que estão a lavrar na Mealhada e em Carvalhosas estão a gerar particular preocupação.

O Plano de Emergência Municipal mantém-se em Miranda do Corvo, em Coimbra, em Cantanhede e em Ferreira do Zêzere, e o Plano de Emergência Distrital em Coimbra.

Neste momento, há 16 incêndios florestais em curso, com 2223 operacionais a combaterem as chamas, apoiados por 596 viaturas e 31 meios aéreos.

O combate aos incêndios conta ainda com o apoio de 600 elementos do Exército, 100 militares da Marinha e militares da Força Aérea.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas